Porto Alegre: cinco postos de saúde atendem pacientes com sintomas respiratórios neste domingo

O objetivo da prefeitura é tentar aliviar a pressão sobre as emergências dos prontos atendimentos.

Cinco unidades de saúde estarão abertas neste domingo (12) em Porto Alegre para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. O objetivo da prefeitura é tentar aliviar a pressão sobre as emergências dos prontos atendimentos. As unidades ficam abertas entre o meio-dia e 20h.

Os profissionais das unidades prestarão atendimento médico, darão orientações e farão encaminhamentos necessários. De segunda a sexta-feira desta semana, 12 unidades de saúde atenderão em turno estendido, até as 22h. No sábado, foram realizados 526 atendimentos, conforme a Prefeitura de Porto Alegre. Nos dois últimos fins de semana, com 1.255 e 1.305 atendimentos, respectivamente.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) informa que as unidades excepcionalmente abertas neste domingo não farão vacina contra a Covid-19. São exclusivas para pacientes com sintomas respiratórios.

O objetivo na ação é reduzir os atendimentos nos pronto-atendimentos e na UPA da zona norte. Todas as unidades têm superlotação nesta manhã de domingo. A situação mais crítica é no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, onde 87 pessoas recebem atendimento, sendo que 66 estão internadas. Desses, 28 aguardam leito clínico e onze transferência para UTI. Nove aguardam atendimento. O Postão da Cruzeiro tem apenas 12 leitos.

Unidades abertas domingo, das 12h às 20h:

  • US Moab Caldas – Av. Moab Caldas, 400 – Bairro Santa Tereza
  • US São Carlos – Av. Bento Gonçalves, 6670 – Bairro Partenon
  • US Assis Brasil – Av. Assis Brasil, 6615 – Bairro Sarandi
  • US Diretor Pestana – Rua Dona Teodora, 1016 – Bairro Farrapos
  • US Lomba do Pinheiro – Estrada João de Oliveira Remião, 6111, Parada 13 – Bairro Lomba do Pinheiro