• Privacidade e cookies
  • Termos e Condições de Uso
  • Mapa do Site
  • Princípios editoriais
  • Anuncie
21 de abril de 2021, 14h21
Agora no RS
  • Capa
  • Rio Grande do Sul
    • Porto Alegre
    • Região Metropolitana
    • Vales
      • Vale do Rio dos Sinos
      • Vale do Caí
      • Vale do Paranhana
      • Vale do Rio Pardo
      • Vale do Taquari
    • Região Carbonífera do RS
    • Fronteira Oeste
    • Litoral Norte
    • Região Central
    • Região Centro-Sul e Litoral Médio
    • Região da Campanha
    • Região Noroeste
    • Região Norte
    • Região Sul do RS
    • Serra gaúcha
  • Notícias
    • Manchetes
    • Podcasts
    • Especial Coronavírus
    • Blog Sem Roteiro
    • Cotidiano
    • +Cultura
    • Economia
    • Poder, governo e política
    • Brasil e Mundo
    • Polícia | Plantão RS
    • Verão Agora
  • Trânsito
    • Trânsito ao vivo
  • Tempo
    • Previsão do Tempo
  • Dupla Grenal
    • Grêmio
    • Internacional
  • Sobre
    • Fale conosco
    • Comercial
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Rio Grande do Sul
    • Porto Alegre
    • Região Metropolitana
    • Vales
      • Vale do Rio dos Sinos
      • Vale do Caí
      • Vale do Paranhana
      • Vale do Rio Pardo
      • Vale do Taquari
    • Região Carbonífera do RS
    • Fronteira Oeste
    • Litoral Norte
    • Região Central
    • Região Centro-Sul e Litoral Médio
    • Região da Campanha
    • Região Noroeste
    • Região Norte
    • Região Sul do RS
    • Serra gaúcha
  • Notícias
    • Manchetes
    • Podcasts
    • Especial Coronavírus
    • Blog Sem Roteiro
    • Cotidiano
    • +Cultura
    • Economia
    • Poder, governo e política
    • Brasil e Mundo
    • Polícia | Plantão RS
    • Verão Agora
  • Trânsito
    • Trânsito ao vivo
  • Tempo
    • Previsão do Tempo
  • Dupla Grenal
    • Grêmio
    • Internacional
  • Sobre
    • Fale conosco
    • Comercial
Sem resultados
Ver todos os resultados
Agora no RS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Capa Notícias

Mulheres têm participação tímida, embora crescente, no setor musical

Agência BrasilporAgência Brasil
8 de março de 2021 às 10h18
Compartilhe no FacebookCompartilhe no WhatsApp

O relatório “Por Elas Que Fazem a Música”, relativo a 2020 e divulgado hoje (8), no Dia Internacional da Mulher, pela União Brasileira de Compositores (UBC), mostra que embora a participação das mulheres na entidade tenha se mantido no mesmo patamar de 2019, com 15%, quando se consideram somente os novos associados no ano passado, as representantes do sexo feminino participaram com 17%. “O crescimento está vindo devagar, mas está chegando”, disse à Agência Brasil a gerente de Comunicação da UBC, Vanessa Schutt.

O levantamento da participação da mulher na música tem como referência a base de dados da UBC, que é a entidade responsável por 56% da distribuição de direitos autorais no país. No primeiro relatório, lançado em 2018, com base em dados de 2017, eram associadas à UBC 14% de mulheres. Atualmente, a entidade tem 40 mil titulares, entre homens e mulheres.

Vanessa Schutt destacou que desde o primeiro relatório até a virada para 2021, o crescimento do número de mulheres associadas atingiu 68%. A ideia é continuar trabalhando para garantir a elevação das mulheres entre os associados. “O que a gente pretende é fazer com que o assunto seja mais discutido e as mulheres comecem a ter mais referências uma das outras, para ter cada vez mais compositoras e intérpretes na UBC. Falando sobre o assunto, a gente acredita que pode fazer a cena ir mudando aos poucos”.

Mais jovens

As mulheres na faixa etária de 18 anos a 40 anos de idade são maioria entre as associadas da UBC, dividindo-se 27% entre 18 e 30 anos e 29%, entre 31 e 40 anos de idade. Para a gerente de Comunicação, esse dado confirma que está havendo uma renovação na música, não só no Brasil, mas em todo o mundo. “Culturalmente, era diferente. Quando meninas, as mulheres iam fazer balé e os meninos, bateria. A idade da maioria das associadas demonstra que esse quadro está mudando e o pessoal mais jovem está investindo na música desde pequeno. É um dado muito bom, na minha opinião”.

Vanessa relatou que na edição 2021/2020 do levantamento, os percentuais de mulheres por região se mantiveram similares aos do ano anterior, com exceção do Centro-Oeste, que cresceu de 7% para 8%. A Região Sudeste concentrou 64% das mulheres associadas; o Nordeste, 14%; o Sul, 9%, e o Norte, 2%. A gerente observou que o fato de o Sudeste concentrar a maior parte de mulheres associadas se justifica porque a sede da UBC fica no Rio de Janeiro e a maior filial está em São Paulo. “É um reflexo da sociedade como um todo”, acrescentou.

Em comparação à edição anterior 2020/2019, houve expansão de 12% no cadastro de obras feito por autoras e versionistas. Já em relação aos fonogramas, o cadastro com participação de intérpretes femininas aumentou 9%, de músicas executantes cresceu 8% e de produtoras fonográficas, 21%. “Isso demonstra que as mulheres estão produzindo, pagando os custos de sua própria gravação”. Vanessa explicou que hoje em dia, intérpretes independentes que não têm uma gravadora por trás delas, uma grande maioria, são suas próprias produtoras fonográficas. “Elas pagam o estúdio, os custos daquela gravação, sem depender do homem para fazer isso por elas”.

Entre os 40 mil titulares associados à UBC atualmente, as mulheres representam 29% dos versionistas, 15% dos intérpretes, 8% de autores, 7% de produtores fonográficos e 6% de músicos executantes. “Antigamente, elas eram mais intérpretes e cantavam músicas de homens. Hoje, elas estão compondo também”.

Valores

Pelo lado do valor recebido, as mulheres continuam representando 9% do total, o que significa que a cada R$ 100 distribuídos, as mulheres recebem R$ 9. Por categoria, os rendimentos das mulheres em 2020 foram distribuídos 69% para autoras, 25% para intérpretes, 4% para produtoras fonográficas, 2% para música acompanhante e 1% para versionista.

Vanessa Schutt lembrou que levando em conta os maiores arrecadadores da UBC no exterior, 12 são mulheres. Foi a primeira vez que foram medidos os rendimentos vindos do exterior. “Nós temos contratos com as sociedades pelo resto do mundo. Então, se as músicas nossas tocam lá fora, elas recolhem e pagam para a gente”. Vanessa não tinha disponível, contudo, qual foi o valor total distribuído a essas 12 mulheres.

Em termos de renda, o cenário no ano passado se manteve equivalente ao de 2019, com destaque para a rubrica digital, em que as mulheres tiveram aumento de 3%, alcançando 7%. Nas demais rubricas, o cenário se manteve estável, com 20% da renda advinda do rádio, 15% da TV aberta, 14% de shows e 12% da TV fechada. “A gente percebeu que houve um crescimento no digital”. A conclusão veio do fato de que, com a pandemia de covid-19, não foram realizados eventos presenciais. “Então, acabam sendo feitos no meio digital mesmo”.

Analisando a participação por gênero nas rubricas, observamos que o cenário relativo ao total distribuído em 2020 ainda é desfavorável às mulheres, que detiveram 10% contra 90% dos homens, na rubrica digital; 14% contra 86% no rádio; 8% contra 92% em shows; 6% contra 94% na TV aberta; 7% contra 93% na TV fechada; e 13% contra 87% em outras rubricas.

UBC

A União Brasileira de Compositores é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das composições, bem como o desenvolvimento cultural. Fundada em 1942 por grandes nomes da música nacional, a UBC é a mais antiga das sociedades brasileiras e representa no Brasil e no exterior mais de 25 mil associados.

Os rendimentos citados são oriundos da distribuição de direitos autorais de execução pública feita pela UBC aos seus associados.

Tópicos: notícia
CompartilharEnviarTweetar
Sem resultados
Ver todos os resultados

Últimas notícias

Após aumento de casos de dengue no RS, Vigilância ambiental aplica “fumacê” em Santa Cruz do Sul

4 minutos atrás

Dispositivo vai detectar pessoas sem máscara em Porto Alegre

38 minutos atrás

Grêmio bate martelo e anuncia contratação de Tiago Nunes como novo técnico

2 horas atrás

Quatro pessoas morrem em incêndio em aldeia no interior de Ronda Alta

2 horas atrás

Tiroteio deixa dois mortos na zona norte de Porto Alegre

16 horas atrás

Libertadores: depois de treinar uma semana, Inter de Ramírez fracassa na estreia

16 horas atrás
Receba as notícias do Agora no seu WhatsApp e Telegram

EDITORIAS

Cotidiano & Saúde
+Cultura
Economia
Esportes
Mundo
Poder, governo e política
Plantão RS

FALE COM A REDAÇÃO

Anuncie
Fale conosco

SUA REGIÃO

Porto Alegre
Região Metropolitana
Região Carbonífera
Litoral Norte
Serra gaúcha
Vales
Região Central
Região Centro-Sul e Litoral Médio
Região da Campanha
Região Noroeste
Região Norte
Litoral e Extremo Sul do RS

DUPLA GRENAL

Grêmio
Internacional

ESPECIAIS

Especial Coronavírus
Verão Agora
Ação Empresarial
Eleições 2022
Podcasts

serviços

Agora no Trânsito
Agora no Tempo
Previsão do Tempo
Verão Agora

SIGA

Facebook Twitter Instagram

© 2013 – 2021 Agora no RS Editora Jornalística Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da redação do portal.

 
 
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Rio Grande do Sul
    • Porto Alegre
    • Região da Campanha
    • Região Carbonífera do RS
    • Região Metropolitana
    • Fronteira Oeste
    • Litoral Norte
    • Região Noroeste
    • Região Norte
      • Alto Jacuí
      • Região Celeiro
    • Região Central
    • Região Sul do RS
    • Região Centro-Sul e Litoral Médio
    • Serra gaúcha
    • Vales
      • Vale do Caí
      • Vale do Paranhana
      • Vale do Rio dos Sinos
      • Vale do Rio Pardo
      • Vale do Taquari
  • Notícias
    • Eleições 2022
    • Destaques Agora
    • Coronavírus
    • Cotidiano
    • +Cultura
    • Economia
    • Esportes
    • Brasil e Mundo
    • Poder e Política
    • Plantão RS
    • Verão Agora
  • Agora no Trânsito
  • Agora no Tempo
  • Previsão do Tempo
  • Sem Roteiro
  • Dupla Grenal
    • Grêmio
    • Internacional
  • Podcasts
  • Mapa do Site
  • Privacidade e uso de cookies
  • Institucional
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Princípios editoriais do Agora no RS
  • Termos e Condições de Uso

© 2013 – 2021 Agora no RS Editora Jornalística Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da redação.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies .