Emergência do Hospital Conceição retoma o atendimento

Emergência do Hospital Conceição retoma o atendimento

A emergência do Hospital Conceição, em Porto Alegre, foi reaberta na tarde desta quinta-feira (11) depois de ter o atendimento restrito ontem a pacientes graves que chegavam em ambulâncias do Samu.  A diretoria do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) divulgou nota, informando a reabertura da unidade, no entanto, ainda priorizando os casos graves.

Devido ao aumento dos casos de covid-19 registrados nas últimas semanas, a Emergência do Hospital Conceição teve que ser readequada para receber esses pacientes, sendo transformada em uma Unidade Intermediária de Terapia Intensiva, alocando, para isso, os equipamentos necessários.

Foram modificadas as salas vermelha e laranja para receber os casos graves, com suporte ventilatório (respiradores), monitores, bombas de infusão e diálise. São 48 leitos para atender pacientes com a covid na Emergência do Hospital Conceição.

Nesta semana, a lotação do serviço atingiu o seu ápice, não conseguindo aceitar pacientes graves que estão em observação nos Pronto Atendimentos de Porto Alegre. Nas últimas 24hs, chegaram à Emergência cerca de 90 pessoas por demanda espontânea. 40 pacientes em estado grave, com ventilação mecânica, mais 23 pacientes necessitando de oxigenação por máscara, que poderiam evoluir para ventilação mecânica.

O quadro levou o setor a atender com restrição máxima, recebendo somente pacientes graves trazidos pelo Samu. Essa medida possibilitou a reorganização e estabilização da ocupação da emergência. Por isso, foi possível a retomada do atendimento nesta tarde.

Confira a íntegra da nota da diretoria da instituição:

“NOTA DA DIRETORIA

A Diretoria Executiva do Grupo Hospitalar Conceição vem a público manifestar-se sobre a emergência do Hospital Conceiçao.

Esclarecemos que a emergência por várias oportunidades trabalhou em restrição. Não sendo a primeira vez que isto acontece. O que ocorre pela primeira vez, é a emergência transformar-se em uma Unidade Intermediária de Terapia Intensiva, para onde foram alocados equipamentos necessários para atendimento de pacientes em estado grave, que chegam com constância.

Nesta semana, não estávamos conseguindo aceitar pacientes graves que encontravamse em observação nos Pronto Atendimentos de Porto Alegre. Recebemos nas últimas 24hs cerca de 90 pessoas por demanda espontânea. Estávamos com 40 pacientes em estado grave, com ventilação mecânica, mais 23 pacientes necessitando de oxigenação por máscara, que poderiam evoluir para ventilação mecânica. Se continuássemos atendendo na emergência com
as portas abertas, teríamos sérios problemas para os pacientes e para as equipes, podendo colocar em colapso o atendimento.

Importante a compreensão que o Hospital Conceição faz parte de um sistema de saúde, respeitando a regulação do município de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul. Neste sentido, sempre com foco na melhor resposta possível, orientamos aqueles que buscaram atendimento desde o final da tarde de ontem e hoje pela manhã, para procurar as Unidades Básicas de Saúde e os Pronto Atendimentos.

Queremos registrar nosso reconhecimento e nosso agradecimento aos profissionais de saúde do Grupo Hospitalar Conceição, pelo empenho e dedicação neste momento crítico que estamos vivendo.

Por fim, esta Diretoria comunica que a emergência voltará a atender, priorizando os casos graves. Seguiremos atendendo com dedicação e empenho, como marca amplamente reconhecida do GHC.

Porto Alegre, 11 de março de 2021

DIRETORIA EXECUTIVA DO GHC.”