Defesa Civil emite alerta para temporais no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de temporais no Estado entre hoje (16) e quinta-feira (18). A advertência, enviada por meio do número 40199, é válida para toda a metade Oeste do RS.

Conforme o órgão, há possibilidade de chuvas intensas com possibilidade de rajadas de vento e descargas elétricas. Há risco de queda de granizo. O alerta é válido para as próximas 48 horas, ou seja, abrangendo esta terça-feira (16), a quarta (17) e a quinta-feira (18).

O risco de temporais é causado pelo avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul. Conforme a Sala de Situação da Secretaria de Meio Ambiente, um de sistema de baixa pressão aliado a umidade que vem da Amazônia influencia na formação de instabilidades. A partir da tarde e noite, as instabilidades ganham força trazendo chuvas que vem acompanhadas de temporais (ventos, raios e granizo) começando na Fromteira Oeste e na campanha.

Na madrugada desta quarta-feira (17), a chuva se espalha pelo Estado. Destaca-se as áreas de Fronteira e Sul onde além da chuva ainda tem maior risco de temporais entre a madrugada e o período da manhã. Ao longo do dia, a chuva ocorre em todas as regiões e também tem risco para temporais, mas de forma mais isolada. O calor diminui.

O que diz o alerta

ATENÇÃO – A Defesa Civil do RS emitiu nesta terça-feira (16/3) um alerta para chuvas intensas com possibilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e risco de queda de granizo na metade Oeste do Estado. O alerta é válido para as próximas 48 horas.

Como receber alertas da Defesa Civil

Como cadastro meu celular?

Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP (Código de Endereçamento Postal) da área de interesse. Mas atenção: só números, sem hífen. Caso não consiga, repita o procedimento acrescentando o traço após o quinto número.

A seguir, envie uma mensagem SMS para 40199 contendo no corpo do texto apenas os números. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

Quanto custa?

O serviço de alertas, via SMS, é completamente gratuito.

Me mudei. Preciso cancelar e cadastrar um CEP novo. O que faço?

Caso você queira cancelar o cadastro em um CEP específico, basta ele enviar a mensagem “sair” seguida do CEP que deseja cancelar o cadastrado para o número 40199. O cadastro de um novo CEP segue a linha acima de como cadastrar.