Com pico de internações por Covid-19, RS continuará em bandeira preta na próxima semana

Leite também afirmou que o modelo de gestão compartilhada da pandemia com prefeituras, que permitia regras de isolamento frouxas, seguirá suspenso. 

O governador Eduardo Leite afirmou que a bandeira preta seguirá vigente em todas as regiões do Rio Grande do Sul na próxima semana. O motivo é o pico de internações causadas pela Covid-19, que levou ao esgotamento, nesta semana, das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) em várias cidades gaúchas. Leite também afirmou que o modelo de gestão compartilhada da pandemia com prefeituras, que permitia regras de isolamento frouxas, seguirá suspenso.

A bandeira preta serve, em tese, para reduzir a circulação de pessoas em atividades não-essenciais. No entanto, o Rio Grande do Sul vem tendo índices baixos de isolamento social, ficando em cerca de 35% nos dias úteis e próximo de 50% nos fins de semana, conforme dados da InLoco Media.

Dados do próprio governo do Estado apontam que o RS teve crescimento de 47% nos casos de pessoas internadas em UTI com síndrome respiratória aguda grave nos últimos sete dias. Também cresceram os casos suspeitos e confirmados de pessoas com Covid-19 em leitos clínicos (+56,4%) e UTIs (+49,61) nos últimos dias. O total de pessoas necessitando de atendimento médico no Estado é de 7.018.

A pior situação registrada no Estado é na região dos Vales, onde 72% dos pacientes internados estão com Covid-19 e outros 7% são suspeitos. Na manhã desta quinta-feira (4), havia 30 pacientes a mais que o número de leitos operacionais.