8 ideias de negócios para ter uma renda extra na pandemia

Compartilhe:

A pandemia do Coronavírus entrou em 2021 ainda mais forte, assim como suas sequelas na vida das pessoas. Além de muitas mortes, a pandemia está arrasando a economia pelo mundo.

As pessoas estão perdendo empregos, empresas estão fechando. Porém, muitos têm buscado alternativas para continuarem a trabalhar.

Para driblar a crise, o jeito é se reinventar. Junto à pandemia, a tecnologia ganhou força e levou muitos negócios para o meio digital. A internet é um mundo cheio de possibilidades e por isso muitos se sentem perdidos por não saberem o que fazer para ganhar uma renda extra.

Por onde começar para ter um negócio digital?

Muitas pessoas perderam o emprego ou tiveram sua renda reduzida, além das restrições por conta do Coronavírus, o que diminuiu, ainda mais, as possibilidades de um negócio presencial.

Entretanto, é possível encontrar inúmeras formas de ganhar dinheiro na Internet. Trabalhar remotamente se tornou necessário nesse cenário pandêmico.

Veja algumas vantagens em trabalhar por meio digital:

● Trabalhar em casa
● Flexibilidade de horário
● Redução de gastos
● Otimização do tempo

Agora que você já sabe dessas vantagens em trabalhar remotamente, vamos ao próximo passo: o que você precisa para começar a ganhar sua renda extra pela internet.

Analise o Mercado

Antes de iniciar qualquer negócio é preciso saber se o que você pensa em oferecer tem demanda de mercado. Pesquise, observe a concorrência, verifique se o serviço ou produto que você pretende vender não está saturado.

Estude o mercado! Com essas informações a chance do seu negócio dar certo será maior.

Público-alvo

Agora é preciso definir seu público-alvo, ou seja, o público que você deseja atingir. Nas redes sociais se fala muito em nichos, e definir um nicho facilitará sua comunicação com esse público.

Dentro do nicho existem vários perfis de clientes, cada qual é uma persona. Quando você identifica as necessidades dessa persona, a aproximação da sua marca se torna mais eficaz.

Para isso, leve em consideração quais são as necessidades do seu cliente e quais são as soluções que seu negócio pretende entregar a ele.

Planejamento

Definido os critérios acima, agora é preciso planejar. O planejamento é 50% do negócio. Começar com um planejamento mensal é uma boa maneira de acompanhar o andamento do seu negócio, por menor que ele seja.

Faça uma lista com os gastos que você terá: fornecedores, plataformas, materiais, entre outros. Assim, antes de começar o negócio você pode se preparar financeiramente.

No entanto, lembre-se que nem sempre as coisas saem como planejamos.

Divulgação

Esse é um ponto que a maioria das empresas pecam: investir em estratégias de marketing. Divulgar seu produto ou serviço é tão importante quanto as demais etapas para criar um negócio.

Uma dica é usar as informações que você recolheu para definir sua persona e baseado nelas, aplicar as estratégias de marketing.

O marketing digital é uma ótima ferramenta para auxiliar nesse processo. Você pode criar perfis em redes sociais, blogs, sites e investir em anúncios pagos.

Foto: Divulgação

Seja profissional

Outra ferramenta que pode dar mais credibilidade ao seu negócio é o e-mail profissional. Será um diferencial na hora de manter contato com seu cliente e parceiros de negócios.

Além de credibilidade, um e-mail profissional passa segurança ao usuário, já que ele oferece proteção contra violação e perda de dados.

Um e-mail profissional também permite que você use o domínio da sua empresa, por exemplo, nome@empresa.com.br em vez de nome@gmail.com ou da plataforma que você utiliza.

Você sabia que os e-mails são a terceira fonte de influência de compartilhamento de informação de negócios? Então, ter um e-mail profissional é essencial para qualquer tipo de negócio.

Comunique-se com seus clientes

As pessoas estão cada vez mais conectadas pela internet, buscando por serviços ou produtos. Logo, marcar presença nas redes é crucial para seu negócio.

Invista em marketing digital, se aproxime de seu cliente, interaja e entregue soluções a ele.

Veja alguns canais de comunicação de baixo custo que podem auxiliar seu negócio:

● Telefone: permite um contato direto entre empresa e cliente e ajuda a humanizar sua marca.
● SMS: não subestime o poder desse canal de comunicação, além do seu baixo custo, tem alta taxa de entregabilidade.
● WhatsApp: esse canal oferece uma versão mais comercial, o WhatsApp Business.

● Redes socais: garante a aproximação com seu cliente, facilita o atendimento e o torna mais ágil.

Se você pretende ganhar renda extra, analise quais são as melhores estratégias e coloque a mão na massa.

Foto: Divulgação

Quais são os melhores negócios para ter uma renda extra na pandemia?

A pandemia fez com que muitos empresários e trabalhadores repensassem sua forma de trabalho. Contudo, é muito importante levar em consideração as informações que apresentamos anteriormente para aplicar em qualquer tipo de negócio.

Listamos abaixo 8 ideias de negócios para você ter uma renda extra nesse período de crise, com pouco investimento e com retorno financeiro bem bacana.

Costura

Com a chegada do Coronavírus, usar máscara se tornou indispensável na prevenção do contágio. Logo, confeccionar máscaras é uma ótima maneira de ganhar uma renda extra.

Se você não sabe costurar, você pode vender as máscaras prontas. Está bem alta as máscaras personalizadas, pois as mulheres adoram e você também oferecer esse produto personalizado para empresas.

Serviço de entrega

Você pode tanto oferecer esse serviço como realizá-lo. Se você já tem um negócio, implemente o serviço de entrega, pois é uma facilidade necessária nesse momento de pandemia.

Agora se você tem habilitação de carro ou moto, você pode se tornar um entregador de aplicativos de comida. Essa está sendo a maior demanda durante esse período de isolamento social.

Pode também fazer parcerias com empresas de logística, como a Loggi, por exemplo, que contrata entregadores independentes.

Criador de produtos digitais

Outro meio de ter uma renda extra nessa pandemia é criar produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos.

Você pode criar:

● Cursos
● Palestras
● Ebooks
● Podcast

Esses produtos digitais estão muito em alta. Construa sua audiência e se torne uma referência no seu negócio.

Assistente Virtual

Ser um assistente virtual é como se fosse um secretário(a), que realiza tarefas como organizar agenda, entrar em contato com fornecedores, etiquetar produtos virtuais, etc.

Também é possível trabalhar com atendimento ao consumidor de casa mesmo.

Vender em marketplace

Você já deve ter visto uma aba no Facebook com esse nome, não é? Marketplaces são “grandes shoppings virtuais” onde as pessoas divulgam seus produtos.

É como se nesse espaço se reunisse várias lojas oferecendo seus produtos. Nesse tipo de negócio você paga para que sua loja tenha visibilidade. A Amazon, Mercado Livre e Shopee são alguns exemplos de marketplace, e a tendência é que as grandes lojas adquiram também esse formato.

Produção e revisão de conteúdo para web

Produzir conteúdo para a web é uma alternativa bem acessível e com retorno financeiro satisfatório. Se você gosta de escrever e quer ter uma renda extra, essa é a oportunidade.

Você pode criar conteúdo para blogs, sites, posts e artigos que são direcionados para o público virtual.

Tão importante quanto a produção de conteúdo é a revisão dele. Além de revisar conteúdo online, você pode revisar produções acadêmicas também.

Professor particular

Com as restrições devido ao Covid-19, muitas escolas estão fechadas, e as aulas estão sendo remotas ou híbridas.

Por isso, a busca por professores particulares aumentou muito. Se você está desempregado ou quer complementar sua renda, ofereça seus serviços de professor particular.

Foto: Divulgação

E-commerce

O e-commerce é um dos negócios mais lucrativos da internet, pois com uma loja virtual você vende de modo rápido e fácil.  Comece devagar, ofereça poucos produtos e conforme for entrando dinheiro, invista em mais produtos.

Uma dica é comprar produtos em promoção e vender por um preço mais alto. Lembre-se que para ter um negócio desse tipo demanda tempo e muita dedicação.

Conclusão

Para ter uma renda extra ou até mesmo ter uma fonte de renda fixa nessa pandemia, pode ser mais simples do que você imagina. Porém, deve ser feito com cautela e planejamento.

Mesmo o menor negócio deve seguir etapas para ter retorno financeiro, então se planeje bem, estude seus potenciais clientes, analise as demandas de mercado e inove.


Compartilhe: