Tempo: próximos dias serão de calorão e chuvas irregulares no RS

Os totais de chuva esperados deverão oscilar entre 20 e 40 mm na maioria das regiões e apenas no Alto Uruguai os volumes deverão ser inferiores a 10 mm.

Os próximos dias terão temperaturas elevadas e chuvas irregulares no Rio Grande do Sul. É o que indica o boletim meteorológico divulgado pela Seapdr (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

Nesta sexta-feira (19) e sábado (20) o ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas, porém o tempo firme, com sol e nebulosidade variável seguirá predominando.

“Apenas no Extremo Sul, há possibilidade de chuvas fracas”, ressalta o boletim.

No domingo (21), o calor se intensificará, com valores de temperatura acima de 35°C em grande parte do Estado, o que poderá provocar pancadas de chuva, típicas de verão, em algumas áreas.

Entre a segunda (22) e quarta-feira (24), a presença do ar quente manterá as temperaturas altas.

“E favorecerá a formação de áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados”, adverte.

Segundo a Seapdr, os totais esperados deverão oscilar entre 20 e 40 mm na maioria das regiões e apenas no Alto Uruguai os volumes deverão ser inferiores a 10 mm.

Nos Vales do Rio Pardo e Taquari e na Região Metropolitana os valores deverão superar 40 mm e poderão alcançar 50 mm em algumas localidades.