Superlotada, UPA da zona norte de Porto Alegre suspende atendimentos

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, suspendeu atendimentos. O motivo é a superlotação do ambiente de pronto-atendimento por causa do número de casos de Covid-19. O local atende, nesta terça-feira (23), três vezes mais que a capacidade.

O posto fica localizado no Triângulo da avenida Assis Brasil, na zona norte de Porto Alegre. Conforme dados informados pelo GHC (Grupo Hospitalar Conceição) para a Prefeitura, há 59 pacientes em atendimento. Isso representa mais que o triplo de leitos disponíveis na unidade de atendimento. A UPA da zona norte tem 17 leitos.

Somente na Sala de Isolamento, são 40 pessoas sendo atendidas. Ao menos 13 pacientes aguardam transferência para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Outros 36 pacientes aguardam leito clínico, de baixa complexidade.

“O acúmulo de pacientes em observação ultrapassou a capacidade física de atendimento, com ocupação plena dos equipamentos disponíveis e a mobilização de toda equipe assistencial. Tal situação impede a aceitação de novos pacientes enquanto perdurar a lotação”, anunciou o GHC, por meio de nota.