Senac oferece 1.749 vagas gratuitas em cursos Técnicos EAD para pessoas de baixa renda

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas somente pela internet.

O Senac EAD está com inscrições abertas, de 3 a 11 de fevereiro, para cursos Técnicos a distância oferecidos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As vagas serão ofertadas em 32 cidades localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Sergipe e Tocantins. No total, serão disponibilizadas 1749 vagas para seis cursos: Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Qualidade, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Logística. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas somente pela internet, no site www.ead.senac.br/gratuito. As aulas iniciam em 15 de março.

Os cursos serão ofertados na modalidade de educação a distância, sem encontros presenciais. Toda aprendizagem será desenvolvida de forma autônoma, com horário flexível e os conteúdos e desafios dos cursos serão acessados pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Entre os requisitos para acesso aos cursos estão idade mínima de 17 anos para o curso Técnico em Secretariado e 16 anos para as demais capacitações; estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio; ser estudante e/ou trabalhador empregado ou desempregado e apresentar baixa renda (não superior a 2 (dois) salários mínimos federais por mês, per capita) devidamente comprovada mediante autodeclaração do aluno. O resultado oficial da seleção, conforme classificação, será divulgado no Portal EAD, no dia 22 de fevereiro.

Importante destacar que não será possível trocar o curso, estado e polo após a inscrição. Candidatos que inscreverem-se em um polo diferente do estado onde residem devem estar cientes sobre a necessidade de deslocamento até a escola para a entrega dos documentos obrigatórios ao final do curso.

Sobre o Senac EAD

A metodologia de ensino a distância do Senac é centrada no aluno, enfatizando o desenvolvimento de competências valorizadas no mundo do trabalho, como organização, proatividade e responsabilidade, além de apresentar menor custo com deslocamento e a possibilidade de conciliar os estudos e a vida profissional. Os materiais didáticos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e são compostos por podcasts, vídeos, animações, simuladores, games, objetos de aprendizagem, e-books e recursos tecnológicos. Os recursos em mídias diversas estimulam diferentes formas de aprendizagem, que possibilitam ao aluno se envolver com conhecimentos abordados no curso e sentir a prática virtual em qualquer local e horário.

O que é o PSG

Firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008 , o Programa Senac de Gratuidade – PSG tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.

Pelo acordo celebrado, o Senac investe, desde 2014, 66,67% de sua Receita Líquida de Contribuição nesse importante programa de educação inclusiva.