Saúde entrega equipamentos para abrir 35 novos leitos de UTI Covid no RS

Secretaria da Saúde entrega equipamentos para abrir 35 novos leitos de UTI Covid no Rio Grande do Sul

A Secretaria da Saúde entregou, no final de semana, respiradores, monitores e camas para três hospitais gaúchos. O material entregue servirá para equipar e permitir a abertura de 35 novos leitos em Canoas, Sapucaia do Sul e Tramandaí. Com esse reforço, o número de leitos abertos pelo RS passa para 1.141.

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI do RS nesta segunda (22) já chega a 98%, pela primeira vez em 11 meses de pandemia. Conforme dados da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), 760 das 809 das unidades de terapia intensiva estão ocupadas no município.

Novos leitos

Dos 35 leitos equipados, 15 já começaram a operar no próprio final de semana – 10 no Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, e cinco no Hospital de Tramandaí. Outros 20 estão sendo abertos nesta segunda-feira no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas.

“Passamos todo o final de semana fazendo contatos com hospitais para verificar a possibilidade de ampliar a rede. Outros leitos devem ser abertos durante a semana, mas é necessário que a população se proteja, porque o vírus é letal”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

No final de semana, foram entregues também cinco respiradores e cinco monitores para retaguarda de pacientes na emergência do Hospital São Camilo, de Esteio.

Ainda nesta segunda-feira, serão entregues mais 10 leitos UTI no Hospital São Francisco de Assis, em Parobé, e serão reabertos outros 10 no Hospital Berço Farroupilha, em Guaíba.

Também serão entregues sete respiradores para suporte de emergência ao Hospital Bruno Born, em Lajeado, e enviados respiradores, monitores e camas para reabrir, na quarta (24), outros 10 leitos no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. “Vivemos um momento crítico, muito preocupante, talvez o pior momento desde o início da pandemia, há quase um ano”, reforçou Arita.

No sábado (20), o governador Eduardo Leite divulgou um pronunciamento, ressaltando a necessidade de colaboração de todos.

“Enquanto a vacina não chega, precisamos do envolvimento de todos. Tomara que as restrições da próxima semana encontrem a consciência de cada gaúcha e gaúcho e produzam os efeitos imaginados. Cuidem-se”, ressaltou. Para demonstrar a gravidade da situação no RS, o governador mostrou dois gráficos. Um com as internações em leitos clínicos, que indica que o que pode ser considerada como uma “terceira onda” da doença, com 854 internações em um período curto, de 12 dias, com um salto de 64%.