Propriedade é interditada na Região Central do RS após testagem positiva para tuberculose em bovinos

A tuberculose bovina é uma zoonose de evolução crônica, que causa problemas respiratórios ou digestivos.

Uma propriedade com 12 bovinos com testagem positiva para tuberculose foi interditada no município de Toropi, na Região Central do Rio Grande do Sul.

Conforme a fiscal agropecuária Jórgia Seixas, que participou da ação que avalia a indenização dos animais positivos, esses bovinos encontram-se isolados e afastados da produção leiteira.

“O leite e a carne desses bovinos não podem ser consumidos e eles serão sacrificados em um estabelecimento sob serviço de inspeção oficial”, afirma Jórgia.

Tuberculose bovina

A tuberculose bovina é uma zoonose de evolução crônica, que causa problemas respiratórios ou digestivos.

Os animais podem apresentar sinais de emagrecimento, tosse, cansaço e redução na produção de carne e leite. A principal forma de introdução de tuberculose em um rebanho é a aquisição de animais infectados.

“Desta forma para evitar a introdução da doença na propriedade, o produtor deverá adquirir somente animais com atestado negativo para tuberculose e testar anualmente os animais para eliminação dos infectados”, ressaltou a Seapdr (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

“Os produtores podem solicitar a indenização dos animais reagentes para tuberculose diretamente para o Ministério da Agricultura e para o Fundesa, sendo necessário estar em dia com as obrigações sanitárias”, finalizou em nota.