Professores de Porto Alegre entram em greve na próxima semana

Professores de Porto Alegre entram em greve na próxima semana

Os professores da rede municipal de educação de Porto Alegre entrarão em greve a partir da próxima segunda-feira. A decisão foi tomada em assembleia geral online do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), com a participação de 600 pessoas.

O sindicado também ingressou com uma ação judicial, com pedido liminar, que busca impedir a retomada de atividades escolares na Rede Municipal de Ensino, enquanto perdurarem os efeitos da decretação de bandeira preta para a Região de Agrupamento 10 (Porto Alegre e outros Municípios) no Sistema de Distanciamento Controlado.

O sindicato sustenta que, na ausência da vacinação em massa, o retorno presencial às escolas só deve acontecer mediante condições sanitárias e estruturais capazes de assegurar a proteção de alunos, trabalhadores e da comunidade escolar em geral.

No documento, o sindicato aponta “a iminência de colapso do sistema de saúde, face ao aumento do contágio e à alarmante situação da ocupação de leitos, considerando ainda a necessidade e a viabilidade de disponibilização de vacina pelo Poder Público”.