Prefeitos pedem continuidade de gestão compartilhada em reunião com Leite; decisão sai à tarde

A discussão entre Leite e os prefeitos sobre a gestão compartilhada ocorre por causa da explosão de novos casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul.

O governador do Estado, Eduardo Leite, se reuniu nesta segunda-feira (22), com os prefeitos e representantes de associações de municípios para discutir o sistema de gestão compartilhada da pandemia. Na reunião, os administradores locais pediram a continuidade do sistema, o que implica em regras mais brandas em relação ao que determina o Estado. Decisão sobre a continuidade do sistema deve ser anunciada à tarde.

A discussão entre Leite e os prefeitos ocorre por causa da explosão de novos casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul. Algumas regiões gaúchas estão se aproximando do limite de capacidade de atendimento clínico e em UTIs. A situação mais crítica é na região dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Conforme estimativa do Gabinete de Crise, há possibilidade de esgotamento nos leitos de terapia intensiva em três dias. Até as 7h da manhã, a região tinha 18 leitos de UTI disponíveis, sendo que Cachoeira do Sul só tinha uma unidade.

Outras duas regiões que preocupam o Governo do RS são a região Centro-Oeste e a região metropolitana. A primeira pode ter esgotamento dos leitos de alta complexidade até o sábado e, a segunda, daqui uma semana.

Um dos prefeitos mais enfáticos na manutenção das regras vigentes foi Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre. Mais cedo, ele afirmou que “quer ser responsável pelas decisões na cidade”. Na reunião, afirmou que a cidade já havia perdido “milhares de CNPJs” e que o momento exigia equilíbrio. “Não pode pagar a conta quem trabalha, quem tem emprego e quem já está fechando, por todo o Rio Grande do Sul, e não volta mais”, destacou.

Apesar do pedido dos prefeitos, não há nada decidido. O Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia solicitou a Leite que o sistema de gestão compartilhada fosse suspenso, com base nos dados epidemiológicos que estão sendo recebidos. O Estado tem hoje mais de 2,5 mil pessoas em leitos clínicos com suspeita ou confirmação de Covid-19 e mais 1,3 mil pessoas em UTis por causa da doença ou com suspeita dela.

A decisão de Leite sobre a continuidade da gestão compartilhada deve ser anunciada à tarde. O Governo também irá anunciar como fica o Sistema de Distanciamento Controlado, que deve indicar bandeiras pretas por causa do aumento do número de casos da doença no Estado.