Porto Alegre está entre as cidades com mais denúncias de fura-fila na vacinação

Os casos que não configurarem fura-fila, quando a situação se demonstrar de difícil comprovação de irregularidade ou for muito tênue, serão arquivados.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Secretaria Estadual de Saúde receberam 320 denúncias de possíveis casos de fura-fila na vacinação contra a covid-19 na última sexta-feira (29).

As cidades com maior número de possíveis fraudes são Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Agudo, Alvorada, Gravataí e Torres, conforme o CAODH (Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos).

De acordo com a procuradora de Justiça Angela Salton Rotunno, essas informações estão sob análise e serão encaminhadas conforme o tipo de ocorrência.

“As denúncias que não possuem informações suficientes para que se possa dar continuidade na investigação serão devolvidas; em outros casos haverá encaminhamento de questionamentos ao gestor municipal sobre a veracidade da informação, motivo, funcionário responsável e demais informações para eventual adoção de providências; algumas serão encaminhadas aos coordenadores dos CAOs Criminal ou Cível, que trata de improbidade administrativa”, disse o Ministério Público.

Os casos que não configurarem fura-fila, quando a situação se demonstrar de difícil comprovação de irregularidade ou for muito tênue, serão arquivados.

Angela destaca que, até agora, são poucas as situações consideradas graves.

“Do grande universo de notícias, em torno de 5% configuram, em tese, crime, improbidade administrativa ou crime de responsabilidade”, afirma.