Pazuello apresenta cronograma de vacinação contra Covid-19 em reunião com governadores

Pazuello apresenta cronograma de vacinação contra Covid-19 em reunião com governadores

O Ministério da Saúde projeta um aumento significativo da distribuição de vacinas contra a Covid-19 a partir de março: 46 milhões de doses, que serão distribuídas entre os Estados levando em conta critérios de população prioritária. O crescimento no número de doses, de acordo com o governo federal, deve-se ao início da produção própria da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, que deve viabilizar 18 milhões de doses em março, e da Fiocruz, que terá condições de distribuir 12 milhões de doses.

Em reunião com governadores, na quarta-feira (17), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentou um cronograma de vacinação com a chegada de novas doses. “O ministro garantiu que, ainda nesta quarta [ontem], teremos o cronograma de fevereiro e de março das distribuições por Estados. E, até o final desta semana, teremos o cronograma até julho”, informou o governador Eduardo Leite.

O RS já recebeu quatro remessas de imunizantes contra a Covid-19. O primeiro lote, com 341,8 mil vacinas CoronaVac, chegou em 18 de janeiro. Outras 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca foram recebidas em 24 de janeiro, e a terceira remessa, 53,4 mil doses da CoronaVac, no dia 1º de fevereiro. Em 7 de fevereiro, chegaram mais 193,2 mil doses da CoronaVac. Há a expectativa de que o RS receba nova leva de 300 mil doses na próxima semana.

Leitos de UTI

Também foi discutida durante a reunião do Fórum de Governadores com o ministro Pazuello, a habilitação de leitos de UTI no Estado. O RS tem 1.005 leitos de UTI exclusivos para atendimento à Covid-19. “A habilitação dos leitos, por parte do governo federal, é bastante importante, especialmente no momento em que observamos aumento de internações em leitos clínicos e de UTI nos últimos 10 dias. Pedimos, inclusive, que a população reforce os cuidados de prevenção contra a Covid-19”, destacou Leite.

“Havia uma indefinição sobre a prorrogação da habilitação dos leitos já existentes e sobre a habilitação de novos. Hoje, o ministro esclareceu que haverá uma mudança no custeio e na forma de pagamento, mas garantiu que a habilitação seguirá sendo feita”, destacou a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann.

A diária de um leito de UTI exclusivo para Covid-19 é R$ 1,6 mil. Hoje, o pagamento é feito por 90 dias antes do uso dos leitos. A mudança consiste na quitação após o uso do leito, na medida em que os hospitais registrem a ocupação na Central de Regulação do Estado. O pagamento será no mês seguinte, como ocorre em toda o sistema de alta complexidade da ala hospitalar.