Óleo de fritura pode ser entregue em 77 pontos em Porto Alegre

O óleo recolhido nestes pontos é transformado em biodiesel, dando um destino ambientalmente correto ao resíduo.

O óleo de fritura usado nas cozinhas pode ser descartado em um dos pontos distribuídos em Porto Alegre para o recebimento deste resíduo.

Por meio de um convênio do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) com a empresa Ecológica, Porto Alegre conta hoje com 77 PEOF (Postos de Entrega de Óleo de Fritura). A lista pode ser acessada no site do DMLU.

O material, por ser menos denso que a água, forma uma película sobre ela, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados em pias ou vasos sanitários, que são redes coletoras de esgoto.

Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio. Apenas um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros d’água.

Como entregar o óleo de fritura

Reserve o óleo de cozinha usado em sua casa, colocando em recipientes como garrafas de plástico ou vidro, e leve até um dos PEOF.

O óleo recolhido nestes pontos é transformado em biodiesel, dando um destino ambientalmente correto ao resíduo e preservando o meio ambiente.