Número de internações por covid-19 aumenta no RS e Leite alerta a população

Hoje a taxa de ocupação da rede hospitalar está em 79,8% - há uma semana, a ocupação era de 74% - com 2.133 pacientes em estado grave.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou a população gaúcha para manter os cuidados e medidas de prevenção ao covid-19.

Nesta quarta-feira (17), durante um vídeo na internet, o governador ressaltou o avanço expressivo das internações pela doença em leitos clínicos e de UTI.

Hoje a taxa de ocupação da rede hospitalar está em 79,8% – há uma semana, a ocupação era de 74% – com 2.133 pacientes em estado grave.

Do total, 1.153 (54,1%) são de casos confirmados para o coronavírus ou com diagnóstico suspeito.

“Nos últimos dez dias, nosso Comitê vem observando uma crescimento expressivo de internações em leitos clínicos e de UTI. Por isso, pedimos para a população seguir com os cuidados”, afirmou Leite.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre anunciou nesta quarta novas medidas de contingenciamento em sua operação por conta da alta na ocupação por covid-19.

Habilitação de leitos de UTI

De acordo com o governo do Estado, o Rio Grande do Sul tem 1.005 leitos de UTI exclusivos para atendimento à covid-19.

“Havia uma indefinição sobre a prorrogação da habilitação dos leitos já existentes e sobre a habilitação de novos. Hoje, o ministro esclareceu que haverá uma mudança no custeio e na forma de pagamento, mas garantiu que a habilitação seguirá sendo feita”, destacou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Conforme o governo do gaúcho, a diária de um leito de UTI exclusivo para covid-19 é R$ 1,6 mil. Hoje, o pagamento é feito por 90 dias antes do uso dos leitos.

A mudança consiste na quitação após o uso do leito, na medida em que os hospitais registrem a ocupação na Central de Regulação do Estado.

O pagamento será no mês seguinte, como ocorre em toda o sistema de alta complexidade da ala hospitalar.