Novo lote da vacina CoronaVac chega ao Rio Grande do Sul

Quarta remessa enviada pelo Ministério da Saúde deve garantir ao Estado o início a segunda fase de imunização.

O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã deste domingo (7), 193,2 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan.

O avião com os frascos chegou ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Com esta quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde, o governo do Estado iniciará a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a cobertura dos profissionais da saúde.

Do aeroporto, as doses seguiram para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos.

A distribuição para as CRSs (18 Coordenadorias Regionais de Saúde) será realizada no início da manhã de segunda-feira (8), com a mesma logística utilizada nas outras vezes, com apoio aéreo e terrestre.

As coordenadorias 1ª (Porto Alegre), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório) e a Secretaria Municipal de Saúde da Capital têm prevista a retirada das doses por via terrestre.

As demais serão distribuídas com aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil. Segundo o governo do Rio Grande do Sul, a previsão é de que todas as CRSs estejam em posse dos frascos no início da tarde de segunda.

Idosos e profissionais da saúde

A expectativa, com a nova remessa, é vacinar 43% dos idosos com 85 anos ou mais (cerca de 150 mil pessoas) e, ainda, atingir 78% do grupo de profissionais da saúde (mais 44,3 mil doses para esses trabalhadores).

A região do Litoral receberá a quantidade equivalente para vacinar 100% das pessoas da faixa-etária desta fase, levando em consideração um grande volume de idosos que está com residência na praia, até mesmo em função do verão e da pandemia, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.