Massa de ar seco deixa regiões do RS em estado de alerta

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%.

Uma forte massa de ar seco está sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (26). A previsão faz um alerta sobre a umidade relativa do ar no Estado.

O ar seco que atua na Fronteira Oeste e nas regiões Sul, Central e Noroeste do Estado está inibindo o crescimento de nuvens nesta sexta.

O sol brilha forte nestas áreas e a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%. Por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção.

O baixo índice pode resultar em complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas, ressecamento da pele, irritação dos olhos, dor de cabeça entre outros.

De acordo com a previsão, a umidade relativa do ar vai ficar baixa no território gaúcho durante todo o fim de semana por causa da massa de ar seco.

Portanto, beba bastante liquido, principalmente se você está em uma das regiões citadas.

Quais cuidados tomar?

– Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;

– Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;

– Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;

– Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;

– Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;

– Aproveite o vapor produzido pela água quente durante o banho para lubrificar as narinas.