Inter vence Vasco e chega líder para enfrentar o Flamengo

Em uma partida com presença marcante da arbitragem, o Internacional venceu o Vasco da Gama por 2 a 0, em São Januário, e se manteve líder do Campeonato Brasileiro, faltando duas rodadas para o fim da competição. Todas as atenções estão voltadas agora para a próxima rodada, quando o Colorado enfrenta o Flamengo, no Maracanã. Na partida, estará em jogo a liderança, porque a vantagem do Inter para o rubro-negro carioca segue sendo de um ponto.

Os gols do Inter foram marcados por Rodrigo Dourado na primeira etapa e por Thiago Galhardo, nos minutos finais. Galhardo voltou à equipe após se recuperar de lesão. 

O gol de Dourado, que abriu o marcador, saiu logo aos 9 minutos. Moisés cobrou uma falta da esquerda na área adversária e encontrou o volante e capitão colorado, que, de cabeça, pôs na rede vascaína. O gol, no entanto, gerou polêmica. Houve dúvida se, no momento do passe, Dourado estava ou não em posição de impedimento. O VAR, porém, alegou uma espécie de falha técnica e não poder avaliar a posição do jogador do Internacional. Sem a ajuda da tecnologia, manteve-se a decisão do árbitro Flávio Rodrigues de Souza e o gol foi validado.

Independente dos gols, vale destacar também a postura do Inter no decorrer do jogo. A postura da equipe gaúcha até poucos minutos depois de marcar o gol foi bastante assertiva, dando a entender que poderia ter certa facilidade para derrotar o Vasco. Mas, a partir do meio da primeira etapa, a equipe gaúcha deliberadamente recuou, deu campo aos cariocas e viu sua situação mais complicada.

É verdade que o Vasco da Gama tinha visíveis dificuldades de articulação e pouco assustou, mas o Inter dificultou as coisas.

Na virada do segundo tempo, Abel optou por fortalecer ainda mais a defesa, colocando Lindoso no lugar de Maurício, escolhido para ser o substituto de Patrick, suspenso na última partida contra o Sport.

A etapa final manteve a mesma tônica, com o Inter apostando em escapadas e vendo o Vasco circular a bola na frente de sua área.

Até os 31 minutos, quando, em um ataque do Vasco, ocorre o outro lance polêmico da partida. Benítez encontrou Cano sozinho na área e, na hora da conclusão, fica a dúvida se ele chuta o chão ou é derrubado por Víctor Cuesta. O árbitro dá o pênalti e, depois de ir ao VAR, confirma a decisão. No lance, Cuesta tomou amarelo e está fora do jogo contra o Flamengo.

Mas, para a sorte do Inter, Cano bateu mal, para fora e o Inter seguiu na frente.

Mais calmo, o Inter se recolocou no jogo. Abel colocou Peglow e Johnny e eles se juntaram a Galhardo, que já havia entrado no lugar de Caio Vidal. Nos últimos minutos, o Inter recuperou uma bola no campo de ataque. Peglow e Edenilson entraram na área trocando passes e a bola chegou para Galhardo colocar nas redes. Fim de jogo. Tudo agora é Flamengo

Situação e próximos jogos

O Flamengo venceu o Corinthians no Maracanã por 2 a 1 e manteve a distância de um ponto para o Inter que, com a vitória de hoje, chegou a 69 pontos. Se vencer, o Inter é campeão. Inter e Flamengo se enfrentam no domingo que vem, às 16h, no Maracanã.

Ficha Técnica

Vasco da Gama

Fernando Miguel; Léo Matos (Yago Pikachu), Ricardo, Leandro Castan e Henrique (Neto Borges); Léo Gil, Bruno Gomes (Juninho), Carlinhos, Benítez e Talles Magno; Cano

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Internacional

Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado (Johnny), Maurício (Rodrigo Lindoso), Edenílson, Praxedes (Nonato) e Caio Vidal (Thiago Galhardo); Yuri Alberto (Peglow)

Técnico: Abel Braga