Hospital Municipal de Canoas recebe 15 novos leitos de UTI SUS

Hospital Municipal de Canoas recebe 15 leitos de UTI SUS

O governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, entregaram, nesta quinta (11), 15 novos leitos de UTI SUS no Hospital Municipal de Canoas (HMC), antigo Hospital Universitário.

O Rio Grande do Sul totaliza 2.039 leitos UTI SUS. Destes, 1.928 estão habilitados e 96 seguem aguardando habilitação do Ministério da Saúde (MS), assim com os novos de Canoas. Até lá, o Estado deve custear as diárias em parceria com a prefeitura.

“Antes da pandemia, tínhamos 933 leitos de UTI. Atualmente, temos cerca de 1,4 mil pessoas internadas no Estado. Ou seja, se não houvesse essa ampliação, estaríamos com 500 pessoas sem atendimento. Esse importante trabalho é fruto do esforço de muitas mãos, do governo, sim, articulando todo o processo e fazendo o pagamento das diárias até que o Ministério da Saúde faça a habilitação – o que só foi possível graças ao nosso trabalho de reformas e reestruturação da máquina –, mas também de quem está na ponta, tanto no gerenciamento dos hospitais quanto das equipes médicas, que são tanto ou mais fundamentais que camas, respiradores e equipamentos”, destacou o governador.

A secretária da Saúde lembrou que o Hospital Municipal de Canoas estreou a ampliação de leitos ainda em março de 2020, quando abriu suas primeiras dez unidades exclusivas para pacientes Covid. Com os novos, poderá atender 48 pessoas em estado grave, confirmadas ou suspeitas de terem contraído o coronavírus.

“Conseguimos evoluir e dar respostas à população porque construímos boas parcerias e graças ao diálogo. E este hospital, de modo muito especial, recebeu lá em março os primeiros dez leitos de um total de 30 que o Ministério da Saúde colocou à disposição enquanto nós corríamos atrás de equipamentos. Além disso, junto com a parceria da prefeitura, fez o acolhimento de nove pacientes de Manaus, que estão evoluindo muito bem, graças aos cuidados dos profissionais deste hospital. O gesto de Canoas demonstra que acolher é o caminho para resolvermos os problemas daqueles que mais precisam da atenção do poder público”, destacou Arita.