Hospital Moinhos de Vento está com mais de 100% de ocupação dos leitos de terapia intensiva

Hospital Moinhos de Vento está com mais de 100% de ocupação dos leitos de terapia intensiva

O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, está com mais de 100% de ocupação dos leitos de terapia intensiva.

A instituição alerta para o fato de que 35% dos pacientes internados nessas vagas são de pessoas com menos de 60 anos de idade, e faz um apelo para que a população mais jovem redobre os cuidados para evitar a contaminação por coronavírus.

Nesta semana, o hospital abriu mais dez leitos de terapia intensiva em unidade de retaguarda. A tenda de atendimento a pacientes com sintomas gripais e suspeita de Covid-19 ficará fechada, com o objetivo de realocar os esforços para o atendimento da Emergência, que só recebe casos classificados como vermelho e laranja.

“Diante do expressivo avanço da pandemia de COVID-19 no Rio Grande do Sul, que registra os índices mais altos de internações pela doença e o esgotamento dos recursos do sistema de saúde, o Hospital Moinhos de Vento vem adotando medidas para garantir a manutenção da qualidade do atendimento e segurança de suas equipes e pacientes”, diz em nota.

Limitação de transferência

O Comitê de Enfrentamento da COVID-19 decidiu manter a limitação de transferência de pacientes que necessitem leitos no Centro de Terapia Intensiva. A situação, no entanto, é reavaliada diariamente.

“O Hospital Moinhos de Vento reforça o apelo à comunidade para que se mantenha atenta às normas de proteção e isolamento. É fundamental que todos sigam as recomendações das autoridades sanitárias, utilizando máscara em todos os momentos e higienizando as mãos e os ambientes de contato. Da mesma forma, recomenda ainda que as pessoas evitem ao máximo aglomerações, circulações desnecessárias, mantendo sempre o distanciamento social, principalmente neste momento de forte alerta.”