Hoje é Dia: jogadora Marta e Amado Batista são destaques da semana

A semana entre os dias 14 e 20 de fevereiro é marcada por datas ligadas à ciência e tecnologia e aniversários de figuras marcantes, como Marta e Amado Batista.

Confira a lista de datas aqui

Confira todas as efemérides de fevereiro de 2021 aqui

No dia 19, a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva completa 35 anos. Escolhida como melhor do mundo por seis vezes, ela é considerada, por muitos, a maior jogadora de todos os tempos. Em 2019, ela se tornou a maior goleadora das histórias da Copa do Mundo. E foi a primeira mulher a ter seus pés marcados no Hall da Fama do estádio Maracanã em 2018. Na época, o Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil, fez uma matéria com alguns dos lances mais bonitos da carreira da craque, até então:

Também no âmbito esportivo, o dia 14 é marcado pelos 90 anos nascimento do jogador Nílton De Sordi. Ele foi integrante da equipe campeã do mundo de 1958 (ficou de fora apenas da final) e também jogou a Copa de 1954. De Sordi faleceu em 2013, aos 82 anos de idade.

70 anos de Amado Batista

No dia 16, o cantor Amado Batista completa 70 anos. Um dos expoentes da música romântica no Brasil, Amado já participou de diversos programas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nos mais de 40 anos de carreira. Em 2015, ele conversou sobre a sua vida e falou sobre o surgimento de composições no programa História das Canções (o programa completo está no link). Em 2011, ele deu uma entrevista ao programa 3 a 1. Confira as cinco partes do programa nos vídeos:

No dia 19, a morte do escritor italiano Umberto Eco completa cinco anos. Autor de O Nome da Rosa (sua obra de maior sucesso), ele é autor (como mostra essa matéria do Portal EBC de 2016) de célebres frases. Uma delas sobre as redes sociais:

“As redes sociais deram o direito à palavra a legiões de imbecis que, antes, só falavam nos bares, após um copo de vinho, e não causavam nenhum mal para a coletividade”

Ciência, tecnologia e conscientização

No dia 14, completam-se 145 anos do dia em que Alexander Graham Bell solicitou uma patente para sua invenção, o telefone. O pedido foi primordial para ele ser conhecido como o inventor da tecnologia e abriu caminho para que ele divulgasse a primeira ligação telefônica da história, que ocorreria cerca de um mês após a patente. Em 2015, o História Hoje, da Radioagência Nacional, falou sobre o episódio:

Também no campo da ciência, a divulgação do primeiro esboço do genoma humano na revista científica Nature completa 20 anos no dia 15 de fevereiro. Também no dia 15, a entrega do primeiro computador eletrônico da história completa 75 anos. Era o Eniac, que pesava nada menos do que 32 toneladas e tinha mais de 30 metros. O História Hoje também contou a história (desta vez em 2012).

Ainda na semana, o dia 20 é Dia Mundial da Justiça Social e o dia 18 é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e início da Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo. No ano passado, a TV Brasil fez uma reportagem sobre a data:

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados (14 a 20 de fevereiro de 2021)

.cmpTableCell { max-width: 92%; } .tcols-2 > .cmpTableCell:nth-child(2n+2) {width: 15%;text-align: center;font-size: var(–fnt-titulos-1);background-color: rgba(32,192,32,.3);border-bottom: solid 1px var(–txt-color);color: var(–txt-highlight);padding: .8rem 0;border-top: dotted 1px var(–txt-color);} .tcols-2 > .cmpTableCell:nth-child(2n+1) {width: 85%;background-color: var(–txt-highlight);border-bottom: solid 1px var(–txt-color);color:var(–btn-color);} @media only screen and (max-width: 991px) { .cmpTable { padding: .8rem; border: solid 1px var(–bg-color); background-color: rgba(255,255,255,.3); } .cmpTable .cmpTableTitle { width: 100%; background-color: transparent !important; color: var(–bg-color); font-size: var(–fnt-titulos-2); padding: .8rem 0; border-bottom: dotted 1px var(–btn-color); } /* table 2 cols */ .tcols-2 .cmpTableCell { display: block; width: 100% !important; background-color: var(–txt-color); color:var(–bg-color) !important; } .tcols-2 > .cmpTableCell:nth-child(2n+2) {width: 10%;font-weight: 800;font-size: var(–fnt-titulos-1);padding: .8rem 0;text-align: left;background-color: transparent;/* border: solid 5px var(–txt-color); */border-bottom: solid 10px var(–txt-color);/* border-top-left-radius: 10px; *//* border-top-right-radius: 10px; */padding: 0.5rem;margin-bottom: 1rem;font-weight: 900;} .tcols-2 > .cmpTableCell:nth-child(2n+1) {width: 20%;font-weight: 400;font-size: var(–fnt-titulos-5);padding: 0;margin-bottom: .8rem;background-color: transparent;border: none;} }
.cmpTable { –txt-color-em: #3a3; }
.cmpTableCell.cmpTopics.cmpWeekEmphasis { border-bottom: solid 1px var(–txt-color-em); }
.tcols-2 > .cmpTableCell.cmpWeekEmphasis:nth-child(2n+2) { width: 15%; text-align: center; font-size: var(–fnt-titulos-1); background-color: rgba(32,192,32,.7); border-bottom: solid 1px var(–txt-color); color: var(–txt-highlight); padding: .8rem 0; border-top: dotted 1px var(–txt-color-em); }
@media only screen and (max-width: 991px) { .tcols-2 > .cmpTableCell.cmpWeekEmphasis:nth-child(2n+2) { width: 10%; font-weight: 800; font-size: var(–fnt-titulos-1); padding: .8rem 0; text-align: left; background-color: transparent; border-bottom: solid 10px var(–txt-color); padding: 0.5rem; margin-bottom: 1rem; font-weight: 900; } .cmpTableCell.cmpTopics.cmpWeekEmphasis { border-bottom: none; } .tcols-2 > .cmpTableCell.cmpWeekEmphasis:nth-child(2n+2) { border-top: none; }}

/*–>*/

14 a 20 de fevereiro
14

Nascimento do economista britânico Thomas Robert Malthus (255 anos) – considerado o pai da demografia por sua teoria para o controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismo

Nascimento do poeta e tradutor paulista Augusto de Campos (90 anos)

Nascimento do treinador e futebolista paulista Nílton De Sordi (90 anos) – convocado para a seleção brasileira pela primeira vez no ano de 1954, foi integrante da equipe que conquistou a Copa do Mundo de 1958, da qual só não foi titular na partida final

Nascimento do apresentador de televisão e locutor esportivo fluminense Maurício Torres (50 anos)

Alexander Graham Bell solicita uma patente para o telefone, assim como Elisha Gray (145 anos)

15

Morte do cantor lírico paulista Antonio Lotti (15 anos)

Descoberta por William Herschel a nebulosa Olho de Gato, a primeira nebulosa planetária cujo espectro foi pela primeira vez pesquisado (235 anos)

Eniac, o primeiro computador eletrônico de uso geral, é formalmente entregue à Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia (75 anos)

Publicado o primeiro esboço completo do genoma humano na revista científica Nature (20 anos)

16

Dia do Repórter

17

Nascimento do militar, diplomata e historiador paulista Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro (205 anos) – um renovador da metodologia de pesquisa histórica e autor de vários estudos, onde se destaca a primeira grande obra de síntese sobre a história do Brasil: História Geral do Brasil, publicada em dois volumes entre 1854 e 1857, que apesar de ultrapassada em muitos aspectos permanece até hoje como um marco referencial incontornável. Sua contribuição seminal e monumental lhe valeu o apelido de Heródoto brasileiro

Nascimento do jornalista, escritor e político mineiro Fernando Gabeira (80 anos)

Nascimento do cantor, compositor, empresário e produtor musical goiano Amado Batista (70 anos)

Morte do filósofo, escritor, orador e educador indiano Jiddu Krishnamurti (35 anos)

Primavera Árabe: começam os protestos na Líbia contra o regime de Muammar al-Gaddafi (10 anos)

18

Morte do compositor e instrumentista fluminense Nelson Antônio da Silva, o Nelson Cavaquinho (35 anos)

Morte do cantor e compositor fluminense Jorge Gomes Pessanha, o Jorginho Pessanha (40 anos)

Tombamento estadual da Estação Ferroviária Leopoldina (30 anos)

Show de Rolling Stones, em Copacabana (15 anos)

19

Nascimento da futebolista alagoana Marta Vieira da Silva, a Marta (35 anos) – foi escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva. Um recorde não apenas entre mulheres mas também entre homens. Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009

Morte do jornalista, escritor e jurista mineiro Afonso Arinos de Melo Franco (105 anos)

Morte do escritor paraense Osvaldo Orico (40 anos)

Morte do escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano Umberto Eco (5 anos)

Nascimento do instrumentista e violonista fluminense Rafael Lemos Júnior, o Fafá Lemos (100 anos) – considerado por muitos como um dos precursores da Bossa Nova

Morte do pianista, regente e compositor erudito paulista Francisco Mignone (35 anos) – em 1961 foi o regente do primeiro concerto da recém-fundada Orquestra da Rádio MEC, atual, Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF)

20

Nascimento do maestro, compositor, arranjador e instrumentista fluminense Eduardo Souto Neto (70 anos)

Estreia da ópera O Barbeiro de Sevilha, do compositor italiano Gioachino Rossini, no Teatro Argentina, em Roma (205 anos)

União Soviética lança sua estação espacial Mir, ocupada por um total de 12 anos além de sua vida útil original de 15 anos (35 anos)

Dia Mundial da Justiça Social – comemoração internacional, que foi instituída pela 62ª sessão da Assembleia Geral da ONU

 Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e início da Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo

Tombamento estadual da Igreja de Bom Jesus da Lapa, em Chapada do Norte (MG) (40 anos)