Gaúchos estão empreendendo mais na pandemia, revela levantamento

Apesar de estar em segundo entre as causas que motivaram empréstimos, o empreendedorismo apresentou crescimento significativo no Estado.

Levantamento recente realizado pela Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal on-line, aponta o empreendedorismo e o pagamento de dívidas como as principais causas para os gaúchos solicitarem crédito em janeiro de 2021.

Do total de pedidos no mês, 42% dos empréstimos foram para o pagamento de dívidas e 25% para investir em um novo negócio ou na própria empresa.

Apesar de estar em segundo entre as causas que motivaram empréstimos, o empreendedorismo apresentou crescimento significativo no Rio Grande do Sul na pandemia.

De acordo com o estudo, houve um aumento de 14% no primeiro mês deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2020.

Em contrapartida, conforme o levantamento, os pedidos para pagamento de dívidas caíram 12% na comparação anual.

Investimento 

Na terceira posição, aparece o investimento na casa como motivo mais recorrente entre os pedidos de ajuda financeira, responsável por 14% das solicitações em janeiro deste ano, o que representa uma elevação de 16% nos últimos 12 meses.

Outro item que chamou a atenção no estudo foi a compra de produtos, que inclui eletrodomésticos e eletrônicos, categoria que avançou 11% no último ano e ocupa o quarto lugar entre as solicitações de crédito no Rio Grande do Sul.