Frente fria vai mudar o tempo no RS; há alerta de temporais isolados

O avanço de uma frente fria vai aumentar as condições de chuva no Rio Grande do Sul durante essa semana.

Entre hoje (22) e quarta-feira (24), a presença do ar quente manterá as temperaturas altas e favorecerá a formação de áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados.

As pancadas de chuva retornam a partir da tarde desta segunda de forma isolada, mas já pode chover com moderada a forte intensidade e com raios no Leste gaúcho, Centro-Norte do Rio Grande do Sul.

Na terça-feira a intensificação de sistemas de baixa pressão atmosférica e o avanço da frente fria, vão reforçar a instabilidade no Rio Grande do Sul.

A tendência é de um dia com mais nebulosidade e com chuva a qualquer hora no estado gaúcho. Segundo a previsão, pode ocorrer novamente chuva volumosa isolada nas cidades do Vale do Rio Pardo nesta terça.

Os totais esperados deverão oscilar entre 20 e 40 mm na maioria das regiões e apenas no Alto Uruguai os volumes deverão ser inferiores a 10 mm.

Nos Vales do Rio Pardo e Taquari e na Região Metropolitana os valores deverão superar 40 mm e poderão alcançar 50 mm em algumas localidades.