Focado em salvar a economia e ignorando a realidade, Melo anuncia medidas restritivas para Porto Alegre

A medida mais criticada é a proibição a circulação de ônibus com passageiros em pé.

Com um discurso focado em salvar a economia de Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo anunciou no começo da tarde desta quinta-feira (25) mais medidas para conter a disseminação da Covid-19 na Capital.

A medidas anunciadas mostram que Melo está ignorando a realidade, nas redes sociais as pessoas estão classificando como piada as medidas.

A mais criticada é a proibição a circulação de ônibus com passageiros em pé.  Os moradores de Porto Alegre reclamam de paradas lotadas e ressaltam a falta de mais horários.

“A partir de amanhã, nenhum passageiro em pé será permitido nos ônibus de Porto Alegre. Além disso, vamos ampliar a frota nos horários de pico”, afirmou Melo.

Em relação as aglomerações, o prefeito deixou por conta dos moradores. Ao falar dos espaços públicos, Melo comentou que o tópico foi muito discutido pela prefeitura que, num primeiro momento, não irá fechá-los.

Mas ele fez um apelo à população. “Não ocupe os espaços públicos da cidade. Não vamos fechá-los, mas se a população não atender o pedido do governo, nós vamos ter de fazê-lo. Contribua com a sua família para que a gente salve a economia da cidade. Saibam que estamos dispostos a restringir mais.”

Nesta quarta-feira (24), Porto Alegre bateu pela primeira vez a marca de 400 pacientes com Covid-19 na UTI.

Conjunto de medidas de restrição e enfrentamento ao coronavírus:

1- Solicitação aos hospitais das redes pública e privada para abertura de todos os leitos possíveis, com a garantia de recursos por parte da prefeitura, conforme garantia de custeio afirmada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello;

2- Proibição do transporte de passageiros em pé nos ônibus a partir desta quinta-feira e ampliação do atendimento do transporte no horário de pico, incluindo realização de reunião extraordinária com os setores produtivos para avaliar possibilidade de acordo para escalonamento de horários;

3- Fechamento dos museus e espaços culturais da prefeitura;

4- Determinação de trabalho remoto para todas as secretarias e órgãos da prefeitura, salvo setores de serviços essenciais de atendimento à população.

Aglomerações: Melo solicitará, ainda, ao governador Eduardo Leite a ampliação do horário de funcionamento dos supermercados, para evitar as atuais aglomerações verificadas diante do fechamento a partir das 20h, determinado pelo governo estadual.

Quanto às aglomerações em espaços públicos, o prefeito fez um pedido à população para que evite a permanência na orla e nos parques da cidade.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, se forem verificados acúmulos de pessoas no fim de semana, Melo anunciou que fechará a orla a partir de domingo.