Febre amarela em bugios acende alerta em 26 cidades gaúchas

Pessoas que não possuem comprovação vacinal deverão ser consideradas não imunizadas e devem se dirigir às unidades básicas de saúde. 

Após  morte de bugios no município de Pinhal da Serra, na Região Norte do Rio Grande do Sul, levou o CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) a recomendar que 26 cidades intensifiquem a vacinação contra a febre amarela.

A nota informativa vale para quatro regiões: Serra, Norte, Litoral Norte e Vale do Paranhana. Segundo o CEVS, pessoas que não possuem comprovação vacinal deverão ser consideradas não imunizadas e devem se dirigir às unidades básicas de saúde.

A vacina é oferecida gratuitamente nos postos de saúde.

Sintomas

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre de início súbito, calafrios, dores de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Entre 20% e 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer. A doença pode levar à morte, se não for tratada rapidamente.

Os macacos não têm qualquer impacto na disseminação do vírus diretamente para pessoas. A doença é transmitida para humanos apenas por mosquitos.

Cidades que devem intensificar a vacinação

Barracão
Bom Jesus
Cambará do Sul
Caraá
Dom Pedro de Alcântara
Esmeralda
Itati
Jaquirana
Machadinho
Mampituba
Maquiné
Maximiliano de Almeida
Monte Alegre dos Campos
Morrinhos do Sul
Osório
Pinhal da Serra
Riozinho
Rolante
Santo Antônio da Patrulha
São Francisco de Paula
São José dos Ausentes
Terra de Areia
Torres
Três Cachoeiras
Três Forquilhas
Vacaria