Sebastião Melo dá posse ao secretariado em cerimônia no Glênio Peres

A investidura no cargo ocorre na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

O novo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, tomou posse no final da tarde desta sexta-feira, 1º, em cerimônia realizada em espaço aberto, no Largo Glênio Peres, com rígido protocolo de segurança contra a Covid-19. O número de convidados foi restrito, e todos usaram máscaras.  Os participantes foram acomodados em cadeiras com distanciamento.

Tomaram posse também os secretários que compõem o novo governo municipal. Melo estará à frente da prefeitura de Porto Alegre na gestão 2021-2024, junto com o vice-prefeito eleito, Ricardo Gomes, que assume também a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Gomes fez o juramento em nome do secretariado.

O prefeito Sebastião Melo começou seu pronunciamento falando de sua trajetória ao chegar em 1978 à Capital, onde estudou, trabalhou e se formou em Direito. Na carreira política foi vereador por três mandatos, presidente da Câmara Municipal por duas vezes, vice-prefeito, deputado e agora eleito prefeito da Capital.

Em 25 minutos de discurso, Melo falou de projetos para cidade e de municipalismo. “O cidadão que não tem uma moradia ou assistência em saúde direciona suas necessidades ao poder local”.  Confirmou o envio de projeto ao Legislativo para reforma da Previdência dos Servidores, destacando sempre a importância de ouvir todos os envolvidos.

Confira como foi a posse na Câmara

A cerimônia de posse começou pouco depois das 15h. Após receberem os diplomas, e entregarem declaração de bens e indicação de seus nomes parlamentares, os vereadores fizeram o juramento de posse e a legislatura foi instalada.

Na sequência, o vereador Pedro Ruas (PSol) entregou comunicação informando a formação do bloco de oposição formado por PSol, PT e PCdoB, o qual será liderado por ele, tendo como vice-líder o vereador Aldacir Oliboni (PT).

A nova composição da Câmara terá 18 bancadas partidárias integradas por 25 homens e 11 mulheres. Dezesseis dos vereadores que assumem estarão em sua primeira legislatura, apesar de alguns já terem exercido a vereança em oportunidades anteriores na condição de suplentes.

https://youtu.be/0Hptgp5eaXo