RS recebe mais nove pacientes com covid-19 de Rondônia

O secretário de Saúde de Porto Alegre garante que os hospitais da capital estão prontos para atender os pacientes.

Outros nove pacientes com covid-19 vindos de Porto Velho, capital de Rondônia, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), desembarcaram no aeroporto de Porto Alegre nesta sexta-feira (29).

Com idades entre 30 e 74 anos, seis homens e três mulheres foram levados a três hospitais: Clínicas, Nossa Senhora da Conceição e Vila Nova. Cada uma das instituições na capital gaúcha recebeu três pessoas. Todos ocuparão leitos clínicos, e só serão internados na UTI em caso de piora.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Clínicas já estão prestando atendimento aos nove pacientes que chegaram na quarta (27).

Eles também ocupam leitos de enfermaria e estão sendo mantidos em isolamento, inclusive de outros pacientes Covid. O mesmo procedimento será feito com os recém chegados desta sexta.

“O comando que seguimos é o do governador Eduardo Leite, que tem referido que o Rio Grande do Sul está em condições e se preparou bem durante a pandemia, tomou medidas responsáveis. Aumentamos em 116% a quantidade de leitos de UTI durante 2020 e conseguimos garantir acesso hospitalar a todos que precisaram. Então, temos a responsabilidade de auxiliar os Estados em dificuldade para atender seus pacientes”, afirmou o diretor de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

O secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, garante que os hospitais da capital estão prontos para atender os pacientes.

“As equipes já estavam preparadas desde a chegada anterior para acomodar nossos irmãos do Norte do Brasil”, destacou.