Ranking mostra fortalecimento do agronegócio

Do total, 32 empresas do setor estão entre as 100 maiores marcas do Sul.

O agronegócio e segmentos afins foram destaque no ranking das 500 Maiores do Sul, levantamento anual da revista Amanhã e consultoria PwC Brasil. Do total, 32 empresas ligadas ao setor estão entre as 100 maiores marcas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Entre as 10 primeiras colocadas, metade atua em alguma área do agro, tendo no topo geral as catarinenses Bunge Alimentos, com receita líquida de R$ 37,5 bilhões, seguido da BRF, R$ 33,4 bilhões de receita líquida.

De fato, o campo vem sustentando a economia brasileira nos últimos anos, o que não foi diferente em 2019, período no qual esta edição do ranking se concentra. Basta lembrar que, em 2019, o segmento foi responsável por 21,4% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) nacional, alta de 3,81% em relação ao ano anterior.

Para Adriano Machado, sócio da PwC Brasil, estes resultados demonstram a recuperação que vinha sendo percebida antes da pandemia. Conforme o especialista, isso se deve ao aprimoramento e profissionalização das práticas de gestão por parte dos empresários do agronegócio, uma vez que estes percebem a necessidade de se adequarem a um mercado cada vez mais competitivo e inovador.