Projeto garante Circuito Cultural em 10 bibliotecas de comunidades periféricas de Porto Alegre

Entre as atividades haverá mediações de leitura on-line, lives educativas e artísticas, além de saraus presenciais com artistas locais e regionais.

O Circuito Cultural nas Bibliotecas Comunitárias da Rede Beabah! já iniciou e garante muitas aventuras literárias para despertar o poder que existe em cada um de seus leitores.

O projeto foi aprovado recentemente pela Lei nº 14.017/2020 – mais conhecida como Lei Aldir Blanc – assegurando a realização de diversas ações em 10 bibliotecas de bairros periféricos da Capital gaúcha.

Entre as atividades haverá mediações de leitura on-line, lives educativas e artísticas, além de saraus presenciais com artistas locais e regionais.

Ao todo, serão 10 mediações de leitura feitas em cada biblioteca. Sendo 10 vídeos por biblioteca, gravados pelas mediadoras ou por convidados – pessoas das comunidades locais, com um total de 100 vídeos mais um documentário.

Na última segunda-feira (18), ocorrem as gravações das 10 mediações de leitura na Biblioteca Ágatha Félix, localizada na Avenida Bento Gonçalves.

O vídeo ficará disponível no canal do Youtube da Rede Beabah! a partir de fevereiro. Já as lives e os saraus acontecem de 3 de fevereiro a 15 de abril deste ano, e serão transmitidos nos perfis da Rede Beabah! no Instagram, Facebook e Youtube.

Segundo a Produtora Cultural, Bianka Maduell, a importância do projeto possibilita que as portas das bibliotecas sejam abertas novamente para o acesso das comunidades à informação e à cultura como um todo.

“Depois de quase um ano com as nossas bibliotecas fechadas, justamente para preservar a vida de todos e das pessoas que trabalham dentro da própria comunidade, o projeto oportuniza que a gente vá abrindo aos poucos as nossas bibliotecas de um modo híbrido, dividido entre lives e encontros presenciais”, disse.

“Além disso, contamos com o apoio técnico do acervo, preparando todo o ambiente para que a gente possa abrir 100% as nossas unidades novamente e, assim, tudo esteja bem organizado e, claro, sempre tomando todos os cuidados possíveis”, completou Bianka.

Lei Aldir Blanc

A Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, nomeada de Lei Aldir Blanc, foi criada com o objetivo de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura, assim como a manutenção de espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia da covid‐19.