Porto Alegre vai receber 50 mil doses do 1º lote da CoronaVac para vacinar grupos de risco

A cidade espera receber cerca de 50 mil doses do primeiro lote da Coronavac, que está sendo distribuída pelo governo federal e estadual. São necessárias duas doses do imunizante.

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou o primeiro grupo de pacientes que deverá ser imunizado contra o coronavírus. São cerca de 25 mil pessoas dos grupos de risco. A cidade vai receber 51.600 doses do primeiro lote da Coronavac, que está sendo distribuída pelo governo federal e estadual. São necessárias duas doses do imunizante.

Conforme a administração Melo, o quantitativo não será suficiente para encerrar a primeira etapa de vacinação. Por isso, a prioridade são os idosos que residem em instituições de longa permanência. Também vão receber doses os profissionais de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus. Os contemplados serão os que trabalham em UTIs de hospitais.

A campanha de vacinação começará sem doses disponíveis em postos de saúde. À medida que Porto Alegre for recebendo mais doses, os locais para oferta serão definidos. Quando houverem doses suficientes, a Prefeitura pretende ter 24 postos de saúde com vacinas. No entanto, não há previsão de quando ocorrerá vacinação para idosos ou grupos não prioritários.

“A cidade está preparada para a vacina. Acreditamos que este é o caminho para salvar vidas e a economia. A vacina reduz a mortalidade e o agravamento da doença, mas não a transmissão. Por isso, é fundamental que a população siga respeitando as medidas de distanciamento e prevenção”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.

Como será a vacinação

Nesta terça-feira (19), começa a distribuição das vacinas e insumos direcionados às equipes que atendem em locais externos, como lares de idosos e clínicas geriátricas. Também haverá uma capacitação em hospitais para aplicação do imunizante em seus profissionais que atuam em UTIs. Eles serão vacinados nos próprios locais de trabalho.

Já os idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiências, acamados, indígenas e quilombolas serão imunizados por equipes da Secretaria Municipal da Saúde. Os agentes irão até os locais onde eles estiverem, mediante agendamento. “A prefeitura alinhou a estratégia de segurança para o deslocamento e armazenamento das doses, que contarão com o apoio da Guarda Municipal, da Brigada Militar e do Exército”, diz o secretário municipal Renato Ramalho.