Porto Alegre já vacinou 13 mil pessoas dos grupos prioritários contra Covid-19

Isso representa pouco mais da metade do total que receberá as doses nesta primeira fase do Plano de Imunização.

O número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Porto Alegre continua crescendo de forma exponencial. Conforme o Vacinômetro, mais de 13 mil pessoas receberam a primeira dose da Coronavac. Isso representa pouco mais da metade do total que receberá as doses nesta primeira fase do Plano de Imunização.

Conforme os dados da Prefeitura de Porto Alegre, quase oito mil profissionais da saúde e outros cinco mil idosos, pessoas com deficiência e idosos acamados já foram imunizados. Eles devem receber a segunda dose da vacina nas próximas duas a três semanas, reforçando a capacidade do corpo humano de resposta ao vírus.

Porto Alegre pretende vacinar 25 mil pessoas com as doses recebidas na segunda-feira. A Capital recebeu 51.600 doses da vacina. No entanto, Porto Alegre precisa de cerca de 200 mil porções para atender todos os grupos prioritários.

A CoronaVac, vacina entregue pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (18), tem eficácia geral de 50,38% contra o vírus. Ou seja, ainda é possível que uma pessoa vacinada tenha contágio pelo Sars-Cov-2. No entanto, a vacina é eficaz em 78% contra sintomas de Covid-19. Conforme o Instituto Butantan, que desenvolve o imunizante no Brasil, a eficácia contra casos moderados e graves é de 100%. Ou seja, nenhuma pessoa que recebeu dose da CoronaVac precisou ser internada ou morreu em decorrência da doença causada pelo coronavírus.