Pesquisadores identificam nova variante do coronavírus no RS

A variante E484K da covid-19 é a mesma identificada no Rio de Janeiro no final do ano passado.

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, em parceria com o Laboratório Nacional de Ciência da Computação, descobriu uma nova variante do coronavírus em pacientes no Rio Grande do Sul.

A variante E484K da covid-19 é a mesma identificada no Rio de Janeiro no final do ano passado. O estudo também descreve uma possível nova linhagem do vírus Sars-Cov-2 em circulação no estado gaúcho.

O grupo de pesquisadores ainda está finalizando a análise do genoma completo das 92 amostras virais de circulação recente no Rio Grande do Sul.

A decisão de divulgar os resultados preliminares visa alertar as autoridades sanitárias, visto que os estudos e, inclusive, eventuais dispersões da covid-19, são extremamente importantes para a segurança de todos.

O cientistas ainda não afirmam se essa nova linhagem da covid-19 é mais infecciosa ou mais agressiva. Também não há indícios de que ela seja resistente às vacinas que estão sendo aplicadas ou em desenvolvimento.

Mas os pesquisadores alertam que é mais um indício de que o vírus está em circulação e em constante processo de mutação.