Momento histórico: cinco pacientes são os primeiros a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul fez história na noite desta segunda-feira (18). Cinco pacientes receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Entre os pacientes está uma senhora de 99 anos de idade, funcionários de hospitais da Capital e uma indígena. Este é o primeiro passo na tão aguardada imunização contra a Covid-19, doença que tirou a vida de quase 10 mil gaúchos em dez meses de pandemia.

A cerimônia no Hospital de Clínicas foi o ápice de um dia de grandes expectativas. Pela manhã, o governador Eduardo Leite foi a São Paulo receber as 341.800 doses da CoronaVac, que o Ministério da Saúde enviou ao Estado. A tarde foi de espera pelo voo que traria os imunizantes. A saída de Guarulhos, no entanto, só ocorreu depois que o sol declinou.

Eram 22h12 quando as primeiras doses da vacina que pretende livrar o Brasil do vírus chegou em solo gaúcho. As caixas com as ampolas tão preciosas foram removidas uma a uma do ATR-72 600 da Azul Linhas Aéreas que fez o transporte. A carga foi colocada, com todo cuidado, dentro de um caminhão do Ministério da Saúde que aguardava desde as 19h a chegada do voo AD9906.

O governador do Estado e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, aguardavam ansiosos no pátio de cargas do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Ao fim do descarregamento do avião da Azul, uma caixa com centenas de doses foi separada. O material foi embarcado em um carro da Polícia Federal para um destino certo: o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Emoção marca vacinação dos primeiros cinco pacientes

A chegada das primeiras vacinas no Clínicas foi pouco depois das 23h, cinco horas depois do que o Governo do Estado havia programado. Mas isso não tirou o ânimo e nem a vontade de fazer parte da história e ver ela acontecer na frente dos nossos olhos. O fim do dia longo, de espera pelas primeiras vacinas em solo gaúcho, poderia esperar mais um pouco.

E nada poderia ser mais emblemático que a força de vontade de uma das cinco pessoas que receberia a vacina. Eloina Gonçalves Born, de 99 anos, moradora do Residencial Geriátrico Donna Care, foi a escolhida para ser a primeira idosa a receber a CoronaVac no Rio Grande do Sul. Ela se recusou a voltar para o lar de idosos sem tomar a sua dose, mesmo após longa espera.

Além dela, quatro pessoas foram imunizadas. Joelma Kazimirski, 48 anos, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição; Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de Enfermagem do CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Jorge Amilton Hoher, médico-chefe do Serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; e Carla Ribeiro, 32 anos, da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro. Todos receberam as doses ao mesmo tempo.

Foto: Cesar Lopes / PMPA

Vacinação começa com grupos prioritários

Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em ILPI (Instituições de Longa Permanência de Idosos) e população indígenas aldeadas. A campanha de vacinação começará sem doses disponíveis em postos de saúde.