Inter vence o Fortaleza e fica a um ponto da liderança do Brasileiro

Horas antes, o São Paulo havia feito mais um jogo ruim e marcado apenas um ponto na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Para o Inter, uma vitória diante do Fortaleza, no Beira-Rio, deixaria o Colorado a um ponto da liderança. Quem conhece o Inter e os colorados sabe que nesses momentos surgem sempre as mesmas teorias: “O Inter vai entregar”, “Tudo favorável, tragédia anunciada”.

Pois hoje (17) foi diferente. O Inter de Abel Braga, curiosamente, não passa essa sensação. É justamente o contrário. Trata-se de um time pragmático, que joga com um objetivo, em suma, que dá pouca chance para o azar. Ao invés de uma boa atuação malograda por um gol achado do adversário, o Colorado das últimas rodadas é uma equipe que encontra gols quando a situação parece se complicar. E, acreditem, elas se complicam mesmo quando tudo parece no controle.

A partida da noite deste domingo começou com cara de passeio. O Inter abriu 2 a 0 em menos de 10 minutos. E foram em dois cruzamentos. O primeiro de Praxedes para Yuri Alberto, que tentou primeiro de cabeça e depois com o pé após defesa do goleiro. E o segundo gol veio em uma falta cobrada por Moisés na cabeça de Rodrigo Dourado. O Fortaleza descontaria minutos depois em um pênalti bobo cometido por Caio Vidal. O gol recolocou a equipe cearense no jogo, ainda que até o fim da etapa inicial o Inter não tenha sofrido nenhum susto.

O problema viria no início do segundo tempo. Romarinho marcou aos 10 minutos em um momento em que o Inter já havia criado chances, mas ao mesmo tempo não jogava para matar a partida. O jeito foi correr atrás. Abel colocou Peglow no lugar de Caio Vidal, que não fazia boa partida. O único guri que não teve boa atuação.

O Inter não chegou a organizar uma pressão, mas isso não impediu que o Colorado retomasse a frente do placar. Patrick, com sua clássica jogada individual pela esquerda, foi para cima do defensor do Fortaleza, aos 25, e cruzou para a área. Peglow, de carrinho, tocar para o gol. Depois, aos 31, veio o quarto gol do Inter. A equipe gaúcha tomou uma bola na defesa, Moisés correu o campo todo com a bola dominada e, quando chegou próximo da área adversária, tocou para Praxedes cruzar. O goleiro Felipe Alves espalmou e a bola bateu em Carlinhos e entrou. Quatro a dois Inter.

Chamou a atenção a apresentação dos guris. Praxedes na distribuição do meio-campo. Yuri finalizando, correndo e brigando com a defesa. Lucas Ribeiro, nesse primeiro jogo, não sentiu a responsabilidade de substituir Moledo. Peglow marcando gol. Além disso, nomes que vinham abaixo cresceram nitidamente desde que Abel reorganizou a defesa. Moisés fez sua melhor atuação pelo Inter. Patrick apareceu na hora decisiva. Rodinei também foi bem.

Essa é a sexta vitória seguida do Inter no Brasileiro. Agora o Inter tem dois jogos decisivos. Na quarta-feira, enfrenta o São Paulo no Morumbi, às 21h30, valendo a liderança. Depois, no domingo, é Grenal. O jogo é no Beira-Rio, às 16h.