Grêmio vence o Bahia e dorme no G-4 do Brasileirão

O Grêmio venceu o Bahia por 2 a 1 na Arena na noite desta quarta-feira (6) e chegou a quarta posição do Campeonato Brasileiro. O Tricolor só pode ser ultrapassado nessa rodada pela rival Internacional que joga amanhã contra o Ceará em Fortaleza. O grande destaque foi o lateral direito de 19 anos Vanderson. Em sua segunda partida entre os profissionais, ele marcou o primeiro gol do Grêmio no jogo e seu primeiro com a camisa tricolor.

O jogo em si não saiu muito do script do que se espera de um confronto entre uma das principais equipes do país, no caso o Grêmio, e uma outra que vinha de 6 derrotas consecutivas. Até marcar seu primeiro gol o Grêmio tocava a bola, procurando o melhor espaço para arrematar, contra um Bahia que se defendia como podia.

O gol de Vanderson saiu aos 15 minutos. Jean Pyerre acionou Diogo Barbosa na esquerda e ele cruzou para o garoto da base arrematar de cabeça para a meta da equipe baiana. Depois de sair na frente, o Grêmio relaxou, permitindo que o Bahia tocasse a bola e até levasse perigo a seu gol. O Bahia marcaria inclusive, aos 25, em um belo gol de Gilberto. Mas o VAR viu o ombro do centroavante um pouco a frente do último defensor gremista na origem do lance e o gol foi anulado.

O Bahia empatou no início do segundo tempo. Ramírez tocou para Anderson Martins, que dominou e deu um belo chute, vencendo Vanderlei. Mas o Grêmio não demoraria para tomar a frente de novo. Aos 8, em uma falta de dois toques na meia lua da área, Diego Souza recebeu o passe e chutou forte. O goleiro Douglas espalmou, mas a bola acabou entrando.

Situação e próximas rodadas

O Grêmio com o resultado chega na quarta colocação do Campeonato Brasileiro com 48 pontos e só sai do G-4 se o Inter vencer o Ceará amanhã. Mas as atenções do Tricolor Gaúcho sem dúvida estão todas direcionadas para as finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Mas decisão, antes marcada para os dias 3 e 10 de fevereiro pode sofrer alterações caso o a equipe paulista venha a ganhar a Libertadores, pois a semifinal do Mundial de Clubes será realizada já no dia 7 de fevereiro, o embaralharia tudo. Então ainda paira esta indefinição. O Grêmio aguarda. O próximo jogo do Grêmio é pelo Brasileirão contra o Fortaleza, no Castelão, no sábado, às 21h.

Ficha técnica

Grêmio

Vanderlei; Vanderson (Thaciano), Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Darlan), Matheus Henrique e Jean Pyerre (Pinares); Alisson (Everton), Diego Souza (Churín) e Pepê

Técnico: Renato Portaluppi

Bahia

Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Anderson Martins e Matheus Bahia (Zeca); Ronaldo, Ramon (Clayson), Daniel (Gabriel Novaes) e Juan Ramírez; Thiago Andrade (Rossi) e Gilberto

Técnico: Dado Cavalcanti