Equipes do DMLU recolhem oito toneladas de lixo na orla do Guaíba

Equipes do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) retiraram oito toneladas de lixo da orla do Guaíba, nas proximidades do Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre.

A operação especial de limpeza teve início na segunda-feira (11) e foi concluída nessa quinta-feira (14), mobilizando 20 garis, com auxílio de dois caminhões.

“Esta força tarefa de limpeza é mais uma das ações que será colocada em prática durante a nossa gestão, capitaneada pelo prefeito Melo, que estabeleceu como uma das metas melhorarmos a limpeza, a zeladoria e os serviços em toda a cidade”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O mutirão ocorreu devido ao recuo do lago Guaíba, onde os resíduos acumulados estavam expostos na Região Central da Capital.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, os materiais recolhidos foram encaminhados para o aterro sanitário em Minas do Leão.

Descarte irregular

De acordo com o diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, a grande quantidade de entulhos e dejetos nas margens são causados pelo descarte irregular.

“O material trazido pela correnteza que fica visível quando o nível das águas está mais baixo nos mostra que ainda há muito descaso com o lago e que precisamos trabalhar a responsabilidade de todos com o destino ambientalmente correto dos resíduos”, alertou.