Entrega de doses para o Rio Grande do Sul atrasa e ato simbólico de início da vacinação é remarcado

A previsão anterior era que os imunizantes chegassem em Porto Alegre às 16h. Os atrasos nas entregas também ocorre em outros Estados.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul confirmou, na tarde desta segunda-feira (18), um atraso na logística para a entrega da CoronaVac. O carregamento com 341.800 doses só deve chegar no início do período da noite. A previsão anterior era que os imunizantes chegassem em Porto Alegre às 16h. Os atrasos nas entregas também ocorre em outros Estados.

Durante a manhã, o governador Eduardo Leite foi para São Paulo, onde recebeu as vacinas simbolicamente. Em um primeiro momento, o Governo do Estado acreditava que as porções seriam entregues na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana. Depois, veio a informação que as doses seriam encaminhadas de Florianópolis, onde chegaram no fim da manhã de avião, para a Capital gaúcha por via terrestre. Por fim, foram informados do embarque das vacinas em voo fretado da companhia aérea Azul. O voo deve chegar em Porto Alegre às 20h25 da noite.

Após a chegada a Porto Alegre, as doses serão encaminhadas a um Centro de Distribuição da Secretaria da Saúde. Depois, as doses serão encaminhadas às coordenadorias regionais para, na sequência serem distribuídas entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Fique atento

Conforme o Plano de Imunização, os primeiros a serem imunizados serão agentes da linha de frente de combate ao vírus. Serão imunizados 138.523 profissionais da saúde, como pessoas que trabalham em UTI (Unidades de Tratamento Intensivo), centros de triagem e Samu. Além destes, estão contemplados 9.510 idosos idosos e 380 pessoas portadoras de deficiência em lares de longa permanência. Para a população indígena que vive em terras demarcadas, serão 14.348 doses.

Não haverá vacina disponível, nesta primeira remessa, para vacinação em postos de saúde.