Em virada histórica, Inter vence o Gre-Nal e segue líder do Brasileiro

O Inter venceu o Grêmio de virada por 2 a 1 com um pênalti já nos acréscimos do segundo tempo. O Grêmio havia saído na frente aos 30 da etapa final e em um momento em que o Inter demonstrava cansaço. Mas o Inter tinha Abel. O homem do Gre-Nal do século. Logo depois do gol gremista, o lendário técnico colorado colocou Abel Hernández e Marcos Guilherme e foi com tudo, contra o difícil Grêmio, contra o cansaço e contra todas as demais adversidades e improbabilidades da partida.

Aos 44, Cuesta cruzou e Abel Hernández colocou nas redes de cabeça. O juiz deu cinco minutos. O Inter insistiu e, em uma jogada dentro da área, o juiz viu mão na bola de Kannemann e marcou pênalti para o Inter. O Grêmio reclamou, mas a penalidade foi confirmada. Edenílson, que naquele momento era o capitão, bateu e deu a vitória para o Inter. Do modo como foi, é um Gre-Nal para ser lembrado por muito tempo. Foi uma vitória com a assinatura de Abel Braga, corajosa, destemida, quase abençoada.

Abel é o grande personagem do Colorado e talvez do futebol brasileiro nesse restante de temporada, independente do que aconteça daqui pra frente. Quantas discussões se encontram nisso que aconteceu no Inter nos últimos meses. A saída de Eduardo Coudet, que dividiu as opiniões da torcida. A esperança de que um técnico vindo de fora, supostamente mais atualizado, que recolocaria o Inter no caminho das vitórias. A chegada do Abelão, ídolo, velho conhecido. O time que se reencontrou.

Foi o melhor Gre-Nal do Inter nesta temporada. Melhor do que aquele sob o comando de Coudet, o que terminou em briga na Arena. Talvez uma derrota hoje não fosse o mais “justo” para o que foi o jogo apresentou. O primeiro tempo foi bem parelho, com ambos os times se respeitando e brigando bastante pelo meio de campo. O Grêmio com mais desenvoltura com a bola, mas o Inter era mais perigoso. Chutou com Praxedes e, mais tarde, com Yuri, na trave.

No segundo tempo, o forte calor da primeira etapa deu lugar a um tempo mais fechado, o que melhorou as condições do jogo. Mas o Inter, como dito, sentiu a correria do início e viu o Grêmio crescer e tomar conta do campo de ataque. Renato viu a chance de vencer a partida e colocou Maicon, Ferreirinha e Luiz Fernando. O gol saiu em um erro de saída de Lucas de Ribeiro que, após arrancada de Diogo Barbosa e passe para Diego Souza, a bola foi parar livre para Jean Pyerre chutar para o gol.

A virada do Inter talvez não fosse esperada por alguns. Estes, talvez motivados pelo último retrospecto dos Gre-Nais, poderiam ter jogado a toalha. Mas muitos acreditaram até o fim. Acreditaram no grupo, que tem dado grandes demonstrações de vitalidade e maturidade. Acreditaram no Abelão. Acreditaram no Inter. Acreditaram em tudo que o futebol pode nos dar antes do juiz apitar o fim da partida.

O Inter segue líder, agora com 62 pontos, quatro à frente do São Paulo, que apenas empatou com o Coritiba no sábado, graças um gol de Sarrafiore. Na verdade, tudo conspirou a favor do Inter na rodada. Além do empate do São Paulo, Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras perderam. O próximo jogo do Inter é no próximo domingo, no Beira-Rio, às 18h15.

Já o Tricolor Gaúcho, joga uma partida atrasada da 23ª rodada do Brasileirão, contra o Flamengo. A partida é às 20h da próxima quinta-feira, na Arena. As finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras estão marcadas para os dias 11 e 17 de fevereiro, mas há uma indefinição. Porque caso a equipe paulista vença a libertadores e vá disputar o mundial, pode haver um conflito de datas. Então as duas partidas podem ser remarcadas.