Domingo segue com previsão de pancadas de chuva no RS

Há alerta para ocorrência de tempestades até a manhã deste domingo, conforme os meteorologistas.

Áreas de instabilidade que se organizaram no leste da Argentina avançam sobre o Rio Grande do Sul neste sábado (30). Nas próximas horas o sistema deve ir avançando sobre Norte, Noroeste e a região Metropolitana. Há alerta para ocorrência de tempestades até a manhã deste domingo, conforme os meteorologistas.

A chuva deve chegar em Porto Alegre entre o fim da noite de sábado e a madrugada de domingo (31). A Defesa Civil da Capital está em alerta para o risco de ventania, chuva volumosa, trovoadas e granizo.

Na tarde deste sábado, a instabilidade avançou pela Fronteira Oeste e Campanha. Em Dom Pedrito, foram registrados alagamentos por causa da chuva forte. A estação meteorológica da cidade, no entanto, não está funcionando.

Em Pelotas, no Sul do Estado, as instabilidades trouxeram chuva forte e vento. Há registro de queda de luz na cidade. A CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), no entanto, não divulgou o número de instalações afetadas.

A cidade que mais registrou precipitação neste sábado foi São Vicente do Sul, na região Central. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta chuva de 34,8 milímetros no município.

O CPTEC (Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu um alerta para ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul. As tempestades podem vir acompanhadas de raios, chuva moderada a forte com acumulados superiores a 30 mm/h. Também são esperadas rajadas de vento superiores a 80km/h e eventual queda de granizo.