CPTEC emite aviso especial por risco elevado de temporais no Rio Grande do Sul

O alerta na cor vermelha, a segunda mais grave na escala, indica risco muito elevado para ocorrência de tempestades. 

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu um alerta especial para o risco de temporais no Rio Grande do Sul. A advertência na cor vermelha, a segunda mais grave na escala, indica risco muito elevado para ocorrência de tempestades.

Conforme o CPTEC, podem ocorrer tempestades com chuvas de moderada a forte intensidade e acompanhadas de raios. Os temporais podem ocorrer entre a tarde deste sábado (30/1) e madrugada/manhã do domingo (31/1). O alerta é válido até as 9h da manhã deste domingo para Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Sul do Estado e região da Lagoa dos Patos.

Há risco de chuva volumosa em curto período de tempo e ao final do período resultará em acumulados elevados. O órgão de meteorologia adverte que os temporais trarão transtornos e poderão oferecer riscos para a população. Em alguns pontos a chuva poderá também vir acompanhada de rajadas de vento de moderada a forte intensidade e, não se descarta queda de granizo de forma mais isolada.

Outras regiões do RS também podem ter temporais

As regiões Noroeste, Norte, Serra, Central, Vales, metropolitana e Litoral Norte também podem ter temporais, conforme o CPTEC. Essas regiões são colocadas em “área de atenção”, ou seja, há condições para ocorrência de temporais.

As pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde deste sábado (30/01) e manhã do domingo (31/01). Mas, em algumas regiões, podem ocorrer temporais com pancadas intensas e volumes expressivos. O CPTEC não descarta temporais com vento e até queda de granizo.