CEIA Talks debate a economia criativa no Farol Santander nesta quinta

O encontro, com entrada franca, terá como debatedores Juli Flinker (1quartoCC), Alexadre Godoy (Grupo Croácia), o pesquisador Tarson Núñez, e mediação de Ana Fagundes (RS Criativo).

Nesta quinta-feira (28), às 19h30, no Átrio do Farol Santander (rua Sete de Setembro, 1028), será realizada a primeira edição do CEIA Talks. Com entrada gratuita, o encontro terá o tema “Os Desafios da Economia Criativa no Brasil”. Para enriquecer o debate, três convidados especiais: a publicitária Juli Flinker, do 1quarto.cc, Alexandre Godoy, sócio fundador do Grupo Croácia e o cientista político Tarson Núñez. A mediação ficará por conta da diretora de Artes e Economia Criativa da Secretaria de Cultura do RS, Ana Fagundes. Os convites terão limite de 30 unidades e estarão disponíveis gratuitamente no site www.sympla.com.br/ceia. O CEIA Talks contará com intérprete de libras.

Estudo recente, divulgado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul no final de 2019, apresenta a representatividade da economia criativa na formação de empregos. De acordo com o material, são mais de 130 mil empregos formais neste segmento. O contingente é superior, por exemplo, aos postos de trabalho gerados na indústria calçadista ou pelo setor automobilístico.

“Sabemos que o RS aparece na quarta posição no ranking nacional de empregos formais. Mas qual a importância do segmento no cenário pós-pandemia? Como o setor pode impactar positivamente na recuperação econômica do país? Essas e outras provocações queremos abordar nesta primeira edição do CEIA Talks com a presença de relevantes personalidades da área”, destaca João Ramos, CEO do CEIA.

O evento tem patrocínio do Banco Santander Brasil e é uma realização BS Project e Farol Santander Porto Alegre. O projeto recebe apoio financeiro através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.

Convidados

Juli Finkler: Publicitária de formação, designer multímidia, co-founder da produtora pink mov, da empresa criativa 1quarto.cc e criadora do instagram inspiracional @artenadasei. Especializada em Internet das Coisas, direção de imagem do palco principal do festival gaúcho Planeta Atlântida, cursou Fotografia pelo Moma – Museu de Arte Moderna de NY (EAD) e participou artisticamente do SP Urban Festival Team – Samsung Conecta com a obra Desconstruindo o simples desconstruído.

Tarson Núñez: Doutor em Ciência Política pela UFRGS, possui mestrado em Ciência Política e graduação em Licenciatura em História pela mesma universidade. Atuou como consultor do Programa de Gestão Urbana para a América Latina e o Caribe da UN-Habitat e em projetos para o Banco Mundial, para a University College, de Londres e para a FAO. Atualmente atua como analista pesquisador em Ciência Política na Fundação de Economia e Estatística (FEE) do estado do Rio Grande do Sul. Um dos pesquisadores do Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag) que mapeou o estado do RS a respeito da economia criativa no ano de 2019.

Alexandre Godoy: criativo, empreendedor, problem solver, head de marketing e fundador do Valen, uma plataforma que promove a liberdade sexual e a experiência erótica das pessoas desde 2013. Escolhido Empresário de Marketing Promocional do Ano, pelo Prêmio Colunistas, em 2011, também foi apontado como uma das principais lideranças no setor pelo Anuário Brasileiro do Marketing Promocional, editado pelo veículo Promoview, em 2012.

Mediação

Ana Fagundes: Atuou na criação e produção de eventos de Live Marketing e Branding Experience; Coordenou a Fifa Fan Fest Porto Alegre – Copa 2014; coordenou a edição 2014 do “Brilha Porto Alegre”. Atualmente é Diretora de Artes e Economia Criativa na Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.

Programação Economia Criativa

19h – Abertura CEIA

19h30 – Início do CEIA Talks

20h30 – Encerramento

Ingresso

· O convite é gratuito e válido por pessoa e para o evento;

· Serão liberados 30 ingressos;

· Em relação às vagas, será de acordo com a chegada.

Local

· CEIA – Átrio do Farol Santander POA;

· Endereço: rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico.

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício; e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.

CEIA

Inaugurado oficialmente em novembro de 2020, apresentará ao longo de nove meses uma agenda repleta de atrações. A plataforma – física e digital – de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo, instalada no Farol Santander Porto Alegre, recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e patrocínio do Santander Brasil. Além disso, conta também com iniciativas independentes, como o ARTE.LAB. No espaço é possível ter acesso a workshops, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso.

Farol Santander POA

O Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer em Porto Alegre completará, em março de 2021, dois anos de atividades.

No período, recebeu cinco exposições de artes visuais: “Roda Gigante – artista Carmela Gross”, “Saramago – os pontos e a vista”, “Estratégias do Feminino”, “GIGANTAS – uma experiência por Nonotak Studio” e “Contemporâneo, Sempre – Coleção Santander Brasil”; exibiu 15 programas especiais no Cine Farol Santander, com destaque para a mostra “Cinema Atual Espanhol”; realizou encontros relevantes, como com o filósofo francês Luc Ferry e debates sobre moda e gastronomia.

O Farol Santander Porto Alegre também possui um Espaço Memória que traz a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira, além do Restaurante Moeda; todos concentrados no subsolo da instituição.