Bairros da zona sul de Porto Alegre podem ficam sem abastecimento de água neste domingo

Poderá faltar água em parte dos bairros Belém Velho, Hípica e Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre neste domingo.

A realização de uma obra pela CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) pode ocasionar falta de água em bairros da zona sul de Porto Alegre. O desligamento programado na rede pode afetar a Estação de Bombeamento de Água Tratada Luis Bettiol (Estrada Luís Bettiol, s/nº). A realização do serviço foi  confirmada.

O serviço de melhoria na rede elétrica está marcado para ocorrer das 14h30 às 19h. Poderá faltar água em parte dos bairros Belém Velho, Hípica e Vila Nova.

A previsão do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) é normalizar o fornecimento de água durante a madrugada de segunda-feira, 1º de fevereiro, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora. A CEEE esclarece que o desligamento somente será realizado com tempo bom.

Normalização do abastecimento

Após o restabelecimento da energia, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis. A distribuição recomeça somente depois que reservatórios das Estações de Bombeamento acumulam nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam.

Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água

A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.