Avanço de frente fria traz risco para temporais no Rio Grande do Sul durante o fim de semana

Uma nova frente fria deve avançar pelo Estado, trazendo chuva durante o sábado e o domingo. Há risco para temporais, com ventos fortes, chuvas intensas e granizo.

O sábado (16) será um dia de mudanças no tempo no Rio Grande do Sul. Uma nova frente fria deve avançar pelo Estado, trazendo chuva durante o sábado e o domingo. Há risco para temporais, com ventos fortes, chuvas intensas e granizo.

O dia amanhece, na maioria das regiões, com tempo aberto. Mas o tempo muda, com o avanço de nebulosidade vinda do Uruguai. As instabilidades se espalham pela Fronteira Oeste, Campanha e Sul ainda durante a madrugada. Nas outras regiões, a instabilidade chega ao longo do sábado.

No Centro-sul e no Oeste gaúcho, a previsão é de chuva forte e volumosa e a chuva começa ainda no período da manhã.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade para todo o território gaúcho. Conforme o órgão, há possibilidade de chuva de até 100 milímetros em alguns pontos. Também há risco de ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. O Instituto não descarta risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

No domingo, segue o alerta para novos temporais no Rio Grande do Sul, com a continuidade do tempo instável. Há indicativo de acumulados de chuva significativos no Centro-Norte, Leste e Nordeste do RS.

Orientações em caso de temporais

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).