Associação Comercial de Porto Alegre apresenta metas e lança Prêmio Paulo Vellinho

Associação Comercial de Porto Alegre apresenta metas para 2021 e lança Prêmio Paulo Vellinho

A Associação Comercial de Porto Alegre apresentou nesta terça-feira (26) suas metas para 2021. Entre os objetivos estão iniciativas ligadas à inovação, valorização das relações internacionais, capacitação e o Prêmio Paulo Vellinho.

Para este ano que começa ainda sob os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de coronavírus, a entidade elegeu a “inovação” como diretriz. Um núcleo específico foi criado e está implementando o conceito em todos os setores da ACPA. O presidente Paulo Afonso Pereira, reeleito para a gestão 2020/2022, apresentou os coordenadores da nova área: Camilla Borelli, Evelin Bicca e Marcelo Almeida. Eles atuarão em conjunto com a diretora Mônica Riffel, responsável pelo endomarketing. “Este núcleo de inovação realmente está inovando, é um trabalho extraordinário que está sendo feito não só no modernismo da palavra, mas no sentido de aplicação de inovação”, acrescentou Pereira.

De acordo com Mônica, o trabalho estruturado pelo grupo foi denominado “Innovation Road”, dividido em três rotas. Na primeira, foi realizado um trabalho com membros da diretoria, para despertar para inovação; na segunda, para desmistificar mitos e verdades sobre o tema. A terceira, será realizada em fevereiro, com o objetivo de tornar os diretores em emissários da Cultura da Inovação, “mentores dos associados”.

Nos segmentos de comércio exterior estão previstas recepções a diplomatas, podendo ser online, visando aproximação com empresários, com salas privadas, explanou um dos diretores, Arno Gleisner. Entre as ideias, formulações para melhorar o ambiente dessas empresas, “para que mesmo que não se tornem internacionais, sejam competitivas internacionalmente”. Defendeu a valorização de Porto Alegre como um dos centros do Mercosul. “Uma câmara Brasil-Uruguai já está instalada aqui  e outras serão convidadas”, ressaltou.

A entidade está elaborando uma plataforma de inteligência de negócios, com uma série de dados. Segundo o diretor Jorge Ribeiro, “trata-se de uma solução automatizada de coleta e tratamento de dados e desenvolvimento de indicadores estratégicos para o setor de comércio e serviços que pode ser tanto em Porto Alegre, quanto no RS”.

Prêmio ACPA Paulo Vellinho

O título faz uma homenagem em vida ao empresário Paulo Vellinho, de 92 anos. Ele atuou à frente da empresa Springer, nos anos 50, e acompanhou ativamente o processo de industrialização do país.

A premiação será realizada ainda neste primeiro semestre, mais provável em maio, e contemplará oito áreas: Marketing e Comunicação, Inovação e Tecnologia, Empreendedor, Empreendedorismo, Comércio, Serviços, Turismo e Política. Serão três indicados em cada categoria. Uma comissão escolherá e fará a defesa desses nomes que serão apresentados a uma comissão julgadora.

A ideia é valorizar empresários que investem no desenvolvimento econômico e social de Porto Alegre, tornando-a uma cidade protagonista.