Tradições brasileiras durante a época natalina

O Natal é uma das comemorações mais esperadas pelos brasileiros, e cada família o comemora de maneiras diferentes.

Porém, há muitos hábitos e tradições que estão presentes na maioria das casas dos brasileiros, atravessando gerações e tornando-se símbolos deste período de final de ano.

Dessa forma, é muito difícil não acabar sendo contagiado pelo espírito natalino, onde acabamos mudando totalmente nossas rotinas e até mesmo as das pessoas que estão ao nosso redor.

Por exemplo, é comum que as casas, comércios e prédios sejam enfeitados com decorações natalinas.

No nosso dia-a-dia com a tecnologia não é diferente. As emissoras de tv e cinemas produzem e reproduzem diversos filmes e especiais de natal. Já as lojas online oferecem descontos, e jogos online criam eventos temáticos.

No League of Legends, por exemplo, as férias natalinas geralmente são homenageadas com o evento Friaca, onde personagens recebem novas skins e jogadores ganham bônus.

Outros sites, como os de jogatina online, trazem jogos temáticos com elementos de natal, e bônus sem depósito em cassinos online são oferecidos para quem quer se divertir sem um investimento inicial.

Mas não é somente isso o que acontece – resolvemos falar sobre as tradições que os brasileiros põem em prática durante o natal e explicar como elas se iniciaram.

Ceia com peru

Comer peru na ceia de natal não é uma tradição originária das terras tupiniquins, mas acabou ganhando milhares de adeptos no Brasil. Tanto que deve ser difícil para a maioria de nós relembrar uma ceia natalina onde não houvesse este prato, não é verdade?

Esse hábito surgiu nos Estados Unidos, só que em outra data especial, o dia de Ação de Graças. Porém, depois de um tempo, comer essa ave durante a ceia natalina acabou se tornando um símbolo.

Foto: Divulgação

 

Presentar amigos e familiares

Assim como em muitos outros países ao redor do mundo, presentear amigos e entes queridos é uma prática comum no Brasil durante os festejos natalinos.

Geralmente, esses mimos são dados para os “amigos secretos”, para alegrar a criançada e para os parentes – até mesmo os animais de estimação entram na festa.

Esse costume de trocar presentes no final do ano tem inspiração na história bíblica dos três Reis Magos: Gaspar, Belchior e Baltazar.

Guiados pela estrela de Belém, eles viajaram dos seus reinos até encontrarem Jesus Cristo, o presenteando com mirra, ouro e incenso.

Outra referência é a de São Nicolau, que tinha o hábito de dar presentes aos menos afortunados – e diz a lenda que levava esse presente em sacos e os colocava nas chaminés, isso lhe lembra alguém?

Presépio e Árvore de Natal

O primeiro sinal de que o natal está próximo são as decorações características da época. A árvore é um dos principais símbolos que representam a festividade, e está na moradia de boa parte dos brasileiros.

Segundo alguns historiadores, ela foi inspirada em festejos nórdicos, que utilizavam a árvore como um sinal de prosperidade quando se aproximava o solstício de inverno que ocorre em 21 de dezembro na região norte do planeta.

Ademais, outro símbolo do natal é o presépio, que é a representação do lugar onde nasceu Jesus Cristo.

A construção de presépios tornou-se comum a partir do século XIII, por conta da influência de São Francisco de Assis, para manter as pessoas focadas no verdadeiro significado da celebração.

Papai Noel

O bom velhinho é uma figura tradicional do natal ao redor do mundo, e no Brasil não poderia ser diferente.

Acredita-se que ele foi baseado no São Nicolau, um bispo que vivia onde hoje é a Turquia durante o século VI. Mas o Papai Noel que conhecemos hoje – barbudo, gordinho e com vestes vermelhas – é fruto de campanhas publicitárias que surgiram nos anos de 1930.