Professor Ivo Nesralla morre aos 82 anos em Porto Alegre

O cirurgião cardíaco Ivo Nesralla, morreu nesta quarta-feira, aos 82 anos, em Porto Alegre. Foi pioneiro em procedimentos cardiológicos

O cirurgião cardíaco Ivo Nesralla, morreu nesta quarta-feira, aos 82 anos, em Porto Alegre. O médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), fez a primeira operação de ponte de safena no Rio Grande do Sul e uma das primeiras do país. Nesralla foi professor e ex-presidente da Fundação Universitária de Cardiologia – Instituto de Cardiologia.

O Hospital Moinhos de Vento comunicou o falecimento, às 10h30 da manhã, em decorrência de uma parada cardíaca. Ele estava em casa, foi socorrido pela família e pelo SAMU, que conduziu o cirurgião cardiovascular até a Emergência do hospital.

Nesralla foi o pioneiro em vários procedimentos cardiológicos e tem mais de mais de 45 mil cirurgias do coração e dos grandes vasos no currículo. Em 1970, fez a primeira operação de ponte de safena no estado, que foi também uma das primeiras no Brasil.

Em 1973, empregou pela primeira vez no Brasil a técnica da hipotermia profunda para cirurgias cardíacas. Em 1984, realizou o primeiro transplante de coração no Rio Grande do Sul. Em 1999, implantou o primeiro coração artificial na América Latina. No ano 2000, realizou a primeira cirurgia robótica cardíaca da América Latina.

O cirurgião cardiovascular deixa a mulher, Paulita, os filhos Ivo, Carlos e Paula, também cirurgiã cardíaca, e netos.