PRF libera acesso à Nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) liberou o tráfego de veículos em um dos sentidos da Nova Ponte do Guaíba cerca de seis horas depois da inauguração da elevada. O outro sentido só terá tráfego autorizado a partir de domingo, de acordo com a PRF.

O trecho liberado é de saída de Porto Alegre pela FreeWay em direção ao bairro Arquipélago, sentido Norte-Sul. A liberação ocorreu por volta das 17h30 desta quinta-feira (10). A nova passagem pelo leito do Guaíba é de 2,9 quilômetros e é alta o suficiente para não necessitar de vão-móvel.

Conforme a PRF, o tráfego no sentido Sul-Norte será liberado ao trânsito de veículos “durante o domingo”. Ainda não há um horário previsto.

Segundo o Superintendente da PRF no RS, Luís Carlos Reischak Júnior, a obra permitirá um acesso mais seguro e rápido à capital gaúcha, em especial para quem vem do Sul do estado.

Apesar de entregue, a obra ainda não está concluída. Faltam ser finalizados quatro acessos: um para quem vem do Centro de Porto Alegre e acessa a ponte, os e dois viadutos para a integração com a Dona Theodora, na Vila Farrapos e, ainda, um que permite o acesso da FreeWay para a zona Norte da Capital.

Essas obras estão atrasadas pela necessidade de reassentamento de 600 famílias. Elas moram próximas da área que será usada pelas alças de acesso nas comunidades da Vila Areia e Tio Zeca.

Veja o momento em que o tráfego é liberado