Previsão: véspera de Ano-Novo terá avanço de frente fria e risco para temporais no RS

A véspera de Ano-Novo é de alerta para temporais devido ao avanço de uma nova frente-fria no Rio Grande do Sul. Há risco de tempestades, com chuva, vento, queda de raios e até granizo em quase todo o Estado. A Defesa Civil emitiu advertência e pede que as pessoas evitem se expor ao mau tempo.

O sistema frontal avança do Uruguai trazendo já nas primeiras horas da madrugada e manhã de 31 de dezembro. Ele vai encontrar temperaturas ainda elevadas, por causa do abafamento desta quarta-feira. Por isso, há risco para temporais.

O CPTEC/INPE (Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos) adverte para a possibilidade de pancadas de chuva com intensidade moderada a forte. Os acumulados podem chegar a 50 milímetros, o que não é muito se a chuva ocorre ao longo do dia. Como a previsão é de tempestade, a precipitação pode ocorrer em pouco período de tempo, ocasionando em transtornos, como alagamentos de ruas e casas. As rajadas de vento podem chegar aos 70 quilômetros por hora, ocasionando queda de árvores, postes e placas de publicidade.

No Sul do Estado, o tempo se compõe ainda de manhã, com o avanço do ar frio que empurra a frente de chuva. As temperaturas não sobem muito na Campanha ou região Sul. Bagé terá máxima de 25°C e Rio Grande, 23°C. Na Fronteira Oeste, no entanto, faz calor. Alegrete deve ter máxima de 30°C. Na Capital, máxima de 29°C e mínima só próximo da virada, com 22°C no termômetro.

Hora da virada

Entre o fim da tarde e o início da noite, o tempo volta a ficar aberto nas demais regiões do Rio Grande do Sul. É o caso de Porto Alegre, que pode ter chuva até depois do meio-dia e tempo aberto a partir do anoitecer. Na hora da virada, apenas parte da Serra e do Litoral Norte podem ter nebulosidade no céu.

Em Santa Catarina, o tempo fica nublado nos principais destinos para os gaúchos nesta virada de ano. Em quase toda a faixa litorânea catarinense há possibilidade de chuva na hora dos fogos de artifício. A Defesa Civil de SC também está em alerta para ocorrência de temporais, que podem ocorrer algumas horas antes de nos despedirmos de 2020.